2ª Edição Borrego Serra da Estrela DOP regressa a mais de 30 restaurantes aderentes



Nos próximos dias 13 a 15 de maio realiza-se a 2ª Edição Borrego Serra da Estrela DOP. Após o sucesso da 1ª Edição, a Estrelacoop quer ir mais longe e duplicar o número de restaurantes aderentes. Para tal, irá promover o evento no mercado espanhol e tem previstos showcookings com Chefs conceituados ao longo de 3 dias de experiências gastronómicas únicas que convidam a visitar e a ficar no Território. Recentemente, a Estrelacoop formalizou um protocolo de cooperação com municípios da Região Centro para valorização, promoção e incentivo à produção do Borrego Serra da Estrela DOP e dinamização deste evento.

A Estrelacoop continua ativamente a realizar ações para promover os produtos endógenos da Região da Serra da Estrela, nomeadamente o Borrego Serra da Estrela DOP. O caminho para valorizar a Região e os seus produtos mais nobres, em consonância com os Municípios da região Centro e o Turismo do Centro Portugal, materializa-se em ações e eventos que ajudam a alavancar as economias locais, o turismo, para promover o incentivo à produção certificada e à formação de profissionais, contribuindo assim para o crescimento da Região Serra da Estrela.

A segunda edição Borrego Serra da Estrela DOP, que se realiza nos próximos dias 13 a 15 de maio é uma das grandes apostas.


Após o sucesso da primeira edição, a Estrelacoop quer ir mais longe e pretende, este ano, promover o evento além-fronteiras com um ‘piscar de olhos’ a Espanha através de ações de promoção online e com a duplicação de restaurantes aderentes – mais de 30 - nos municípios de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital e Seia.


O evento envolve as várias organizações da região, a Estrelacoop, a Associação Nacional de Criadores Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), onde o borrego DOP é produzido, assim como os restaurantes, os hotéis, as câmaras municipais e os postos de turismo. A uns caberá a divulgação e dinamização do evento, a outros caberá incluir na sua oferta gastronómica, a confeção tradicional ou reinvenção de um prato com a carne de borrego DOP.


Serão três dias de experiências gastronómicas únicas em que os restaurantes que se associam à 2ª edição do Borrego Serra da Estrela DOP garantem nos seus menus, pelo menos, 1 prato confecionado com Borrego Serra da Estrela DOP. Entre os pratos não vão faltar os típicos Borrego à Canastra, Borrego Assado no Forno, o Ensopado de Borrego, Borrego grelhado e novas leituras gastronómicas deste produto, como o crocante de Borrego Serra da Estrela DOP.

Irão realizar-se três showcookings com chefs conceituados: o primeiro acontece ‘fora de portas’ a 13 de maio em Lisboa, no restaurante “Abeira-te” e contará com a confeção de um prato de borrego pelo Chef Chakall; a 14 de maio, no restaurante O Gouveia em Oliveira do Hospital, será a vez do Chef João Quaresma demonstrar os atributos desta carne nobre e tenra criada nos prados da Serra; e a terminar, a 15 de maio, o restaurante Sabores da Serra no Hotel Eurosol de Gouveia contará com o showcooking da autoria do Chef Paulo Cardoso.

No website do evento - www.borregoserradaestreladop.pt - pode encontrar todas as informações úteis, sugestões de visita para prolongar a estadia na região e saber quais são os restaurantes aderentes.

Protocolo de cooperação Borrego Serra da Estrela DOP

Esta terça-feira, 3 de maio, realizou-se um almoço no Museu do Pão em Seia, com vista a firmar o protocolo de cooperação entre Municípios da Região, Turismo Centro de Portugal e a Estrelacoop. O Protocolo tem como objetivos cimeiros a cooperação institucional e o apoio na dinamização da 2.ª Edição do Borrego Serra da Estrela DOP, com vista à promoção deste produto de excelência nos concelhos e na região da Serra da Estrela e na captação de novos visitantes a este Território. De ressalvar que os municípios de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital e Seia acordaram estabelecer este acordo de cooperação até porque “este acordo tem no seu âmago a Valorização, Divulgação e Promoção do uso da Denominação de Origem Protegida do Borrego Serra da Estrela e, em simultâneo, preservar e defender este produto que se mantém na forma tradicional de maneio, conferindo à carne características organoléticas diferenciadas e únicas”, explica o presidente da Estrelacoop, Joaquim Lé de Matos. Tanto a Estrelacoop, como as entidades parceiras como a Ancose, Turismo Centro de Portugal, e municípios supracitados comprometem-se na cooperação institucional e no apoio à dinamização da 2.ª Edição do Borrego Serra da Estrela DOP, um evento que visa promover este produto de excelência, do concelho e da região da Serra da Estrela tão importante para a captação de novos visitantes aos territórios, à dinamização da restauração e fluxos turísticos locais.

A ESTRELACOOP – COOPERATIVA DOS PRODUTORES DE QUEIJO SERRA DA ESTRELA, CRL é o agrupamento gestor da Denominação de Origem Protegida (DOP) do Queijo Serra da Estrela, do Queijo Serra da Estrela Velho, do Requeijão Serra da Estrela e do Borrego Serra da Estrela.


Esta entidade desenvolve a sua atividade com incidência no acompanhamento do processo de certificação (que é efetuado por um Organismo de Controlo e Certificação), no apoio técnico junto dos seus associados, nomeadamente ao nível da validação das condições estruturais dos produtores de Queijo Serra da Estrela para obtenção da autorização de certificação. A ESTRELACOOP é ainda o “elo de ligação” entre os associados e a entidade certificadora e na implementação do HACCP.