A festa do pão celebra-se em Videmonte, este fim de semana, com o Festival do Pão Nosso



Rota dos Fornos, mostra etnográfica da ceifa, malha e centeio, oficina do pão no forno comunitário, animação e uma caminhada são algumas das atividades que fazem parte do programa do Festival do Pão Nosso que vai decorrer entre 29 e 31 de julho na aldeia de Videmonte, no concelho da Guarda.


Videmonte é, certamente, a freguesia no concelho onde há mais fornos a funcionar para cozer pão. Sob este mote o festival pretende mostrar os saberes da arte de cozer pão, não deixando perder a identidade cultural e o sentimento de pertença que existe nos habitantes da freguesia.


A iniciativa integra o ciclo de Festivais de Cultura Popular do Município da Guarda e é organizada pela Junta de Freguesia de Videmonte e a Associação Cultural e Social de Videmonte.


O certame dedicado ao pão inicia no dia 29 de julho, às 19 horas com o Grupo de Concertinas de Famalicão da Serra, com um jantar temático e um concerto Projeto de Covers Rafael Abrantes Acústico.

No sábado, dia 30 de julho, o Festival do Pão Nosso inicia às 9 horas com um passeio de E-Bike, continuando no periodo da tarde às 14h30 com animação de rua, Terra Velhinha, Teatro de Robertos, malha do centeio, desfile dos tabuleiros e degustação da bola, às 17h30 haverá um sunset com dj, às 22 horas um concerto ComVinha Tradicional e a noite termina com o DJ AndreUS.


O último dia do certame é contemplado com uma caminhada interpretativa do Estrela Geoparque às 8h30. Das 9 às 12 horas haverá a Rota dos Fornos, às 10h30, Mercado de Saberes e Sabores, logo seguido de um workshop de cozinha infantil. No período da tarde, às 14h30, um workshop de modelagem de pão e animação de rua com vários grupos de bombos e cantares.