Abrigo ao Queijo Serra da Estrela DOP vai tornar-se uma realidade em Vila Nova de Tazem



Foi celebrado na passada sexta-feira, pelas 17h00, o Protocolo de Colaboração do Projeto ao “Abrigo do Queijo Serra da Estrela DOP”, em Vila Nova de Tazem.


Em conjunto com esta freguesia, o Município de Gouveia irá apoiar a concretização e desenvolvimento da empreitada em 200 mil euros, num reconhecimento e levantamento da riqueza do património local. Trata-se de um projeto relevante, único a nível nacional, e que se afirma pela sua elevada importância municipal e pública.


O Abrigo do Queijo da Serra da Estrela DOP surge do reconhecimento deste produto endógeno para a atividade turística do concelho e da região — um projeto inegavelmente relevante para o Instituto de Turismo de Portugal, já que a entidade irá apoiar a empreitada em 300 mil euros.


Os valores investidos pelo Município serão concedidos faseadamente: 100 mil euros serão entregues ao longo do ano de 2022, sendo os restantes 100 mil euros concedidos no momento da realização do auto de receção provisória — início do ano de 2023.


O Município irá ainda prestar apoio técnico e jurídico, traduzindo-se na integração do pessoal técnico qualificado para integrar os júris dos procedimentos de contratação pública, na fiscalização e execução da empreitada, bem como na assessoria e execução dos contratos de gestão e exploração do projeto.


Pertencendo o imóvel à Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem, caberá a este órgão a obtenção dos valores necessários à finalização do Projeto ao Abrigo do Queijo Serra da Estrela DOP, que totalizará um investimento de 699.314,08 euros.