Ass.Desp. de Fornos de Algodres aposta nos Desportos de Natureza para dar a conhecer o concelho

Para quem gosta de caminhar, correr ou pedalar na natureza, prepare-se que vai chegar brevemente ao concelho de Fornos de Algodres, a Secção de Desportos de Natureza da Associação Desportiva de Fornos de Algodres.


Esta é uma união de três projetos, o “Vila Chã Aldeia Trail de Portugal”, com a ADFA - Associação Desportiva de Fornos de Algodres e com a Associação Cultural Desportiva e Recreativa do Santo António da Ribeira. De referir, que esta secção foi criada para impulsionar o concelho de Fornos de Algodres, a comunidade residente e quem visita esta zona do país, de onde irão surgir várias iniciativas e eventos relacionados com as modalidades de atletismo, trail e ciclismo.


O comunicado refere que esta parceria pretende cobrir uma lacuna existente na ADFA, na área das modalidades, e dar uma dimensão ainda maior a este grande clube já com décadas de existência e de sucesso. É também objetivo levar a ADFA a todas as freguesias do município de Fornos, com a realização de várias atividades, tornar a “Desportiva” um projeto de todo o concelho e envolver ativamente o máximo número possível de munícipes e de quem visita. Todas as iniciativas e eventos a realizar no futuro, no âmbito desta parceria, pretendem dinamizar e divulgar todo o concelho de Fornos de Algodres, os seus pontos de interesse, os seus produtos, as suas fantásticas gentes, trazer mais visitantes e assim projetar a economia do município.


Já está a começar a ser definido um calendário de atividades, no próximo dia 14 de agosto irá realizar-se o "Trail Nossa Senhora das Boas Novas" em Vila Chã, entretanto toda a informação será divulgada. No fim de semana de 2 a 5 de outubro irá realizar-se um evento que vai englobar a vertente desportiva, Trail Running, a prática de passeios e caminhadas na natureza, bem como a preocupação ambiental, a cultura, a gastronomia e a produção local. Será uma iniciativa que irá envolver todo o concelho de Fornos de Algodres, sendo o foco das atividades na aldeia de Vila Chã. Irá realizar-se também no dia 19 de dezembro, uma atividade desportiva que vai decorrer na vila de Fornos de Algodres. O comunicado refere que foram já realizadas várias parcerias ao nível empresarial e institucional do município de Fornos, bem como de concelhos limítrofes, no entanto outras se seguirão. Todas as iniciativas a realizar, à semelhança das já realizadas em Vila Chã, terão a sua vertente solidária, ambiental ou de estímulo à produção local e divulgação dos produtos locais, levando-os ao conhecimento e à prova de uma vasta comunidade que nos visite e os adquira.