Castelo Rodrigo é uma das melhores aldeias turísticas do mundo


A Organização Mundial de Turismo (OMT/UNWTO) anunciou hoje oficialmente a aldeia histórica de Castelo Rodrigo como uma das melhores aldeias turísticas a nível mundial, entregando-lhe o prémio “Best Toursim Villages”. Foi a primeira edição desta iniciativa, levada a cabo em Madrid, durante a realização da Assembleia Geral da OMT/UNWTO, com o objetivo de galardoar os destinos com os melhores valores e ações no desenvolvimento do turismo rural.


A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo foi escolhida devido à sua riqueza cultural e natural e ao empenho que tem tido na sua sustentabilidade e manutenção.


O Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, esteve presente no evento, representando o Município e as Aldeias Históricas de Portugal, tendo recebido o prémio em mãos pelo Secretário-Geral da Organização Mundial de Turismo (OMT/UNWTO).


Carlos Condesso congratulou-se pelo facto de Castelo Rodrigo ter recebido este importante prémio num universo tão grande de candidaturas: 170 de 75 países.


O autarca afirma, também, que este “é um reconhecimento do trabalho desenvolvido há décadas por vários agentes locais, políticos e pelo Turismo de Portugal e a Associação das Aldeias Históricas de Portugal, que levaram a cabo esta candidatura”. Carlos Condesso dedica o prémio “a todos os cidadãos do concelho, em especial aos habitantes de Castelo Rodrigo, pois são eles que dão vida a esta aldeia, e também a todos os que, ao longo dos anos, têm visitado esta magnífica Aldeia Histórica e que tanto a têm valorizado”.


O edil adianta que está “consciente que ainda há muito a fazer pela aldeia histórica de Castelo Rodrigo e pelas outras 11 aldeias da rede, ao nível da sustentabilidade ambiental e da dinamização e divulgação, por forma a captar ainda mais fluxos turísticos para estes territórios de baixa densidade que têm tanto potencial para explorar”.


O Presidente da Câmara diz ainda que o turismo pode ser a força para a transformação, o motor de desenvolvimento destes territórios rurais e que pode promover o bem-estar da comunidade, ao mesmo tempo que também pode reduzir as desigualdades territoriais e travar o despovoamento. Carlos Condesso deixa ainda o convite a todos os cidadãos para “visitarem Castelo Rodrigo, uma das melhores aldeias turísticas do Mundo, e a mergulharem neste magnífico património material e imaterial que esta aldeia encerra”.


O prémio “Best Tourism Villages” agregou critérios ligados ao desenvolvimento e bem-estar das aldeias, dando importância ao turismo enquanto valorizador ambiental, cultural e natural em destinos turísticos rurais.