Celorico da Beira e Gouveia vão construir um Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Animais

"Centro de Recolha Oficial e Parque de Bem-estar Animal S. Francisco de Assis”, será assim denominado o Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Animais que vai nascer na União de Freguesias de Sta. Maria, S. Pedro e Vila Boa do Mondego, em Celorico da Beira. Esta é uma cooperação entre o Município de Celorico da Beira e de Gouveia, pois estes dois concelhos debatem-se continuamente com a problemática de animais abandonados, vadios e errantes, em más condições, objeto de maus tratos, representando muitas vezes perigo para as populações, para a saúde pública e meio ambiente.


A construção de um Centro de Recolha Oficial de Animais Intermunicipal é desde há muito tempo uma das principais pretensões dos Municípios de Celorico da Beira e de Gouveia. 


De modo a ultrapassarem o problema, o Município de Celorico da Beira e o Município de Gouveia uniram esforços e assinaram um Protocolo de Cooperação. O Protocolo de Cooperação e o Projeto do Centro foram aprovados, hoje, em reunião de Câmara Municipal abrindo caminho à realização da obra num horizonte temporal próximo.


Para além da recolha e acolhimento dos animais, o Centro de Recolha a construir em breve procurará, também, encontrar novos donos para os animais abandonados (vertente educacional) e, simultaneamente, garantir os cuidados necessários à manutenção da saúde e conforto animal.


Será uma estrutura moderna, que irá oferecer condições de excelência para a recolha de canídeos e felídeos vadios ou que tenham sido abandonados pelos seus donos, no sentido de dar uma resposta eficaz e orientada às necessidades dos Concelhos, proporcionando as melhores condições de alojamento e bem-estar animal aos animais que se encontram sob responsabilidade dos municípios. Por um futuro mais sustentável e equilibrado.

0 visualização

© 2020 Beira Alta TV | All Rights Reserved