Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mêda, Pinhel e Trancoso vão ter Wifi grátis -WiFi4EU

Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mêda, Pinhel e Trancoso estão na lista dos 80 municípios portugueses que vão receber uma contribuição de 15.000 euros para instalação de WiFi grátis na sua região.


O programa WiFi4EU decorreu de 4 a 5 de Abril de 2019 e mais de 10.000 municípios de toda a Europa candidataram-se ao apoio concedido pela União Europeia. Após uma avaliação das candidaturas, a Agência Executiva de Inovação e Redes (INEA), a agência executiva da Comissão responsável pela implementação do programa WiFi4EU, publicou agora a lista dos municípios vencedores.


Através do programa 'Wifi4EU' (Wi-Fi para a UE, em inglês), a UE quer apoiar a instalação de conexões de alta velocidade entre 6.000 e 8.000 municípios em todo o bloco da UE, graças a um orçamento que ascende a 120 milhões de euros para o período 2018-2020.


O programa nesta sua fase II tinha um orçamento de 51 milhões de euros e, através dele, 3.400 municípios vão receber um ‘voucher’ de 15 mil euros para instalar pontos de acesso Wi-Fi em espaços públicos, como parques, praças, edifícios públicos, bibliotecas e museus, entre outros, em benefício dos cidadãos de toda a Europa.


Este resultado notável surge na sequência do sucesso já obtido no primeiro concurso WiFi4EU, realizada em novembro de 2018, que concedeu 2.800 ‘vouchers’ para municípios de toda a Europa. Considerando os resultados dos dois concurso, são já 6.200 municípios que receberam ou irão receber este apoio do WiFi4EU. O programa da UE prevê a realização de mais dois concursos até ao final de 2020. Refira-se que os municípios não contemplados neste concurso poderão candidatar-se aos dois concursos restantes, o primeiro dos quais terá lugar ainda este ano.

© 2020 Beira Alta TV | All Rights Reserved