Celorico, Manteigas, Mêda, Seia, Fig. de Cast. Rodrigo, Foz Côa integram lista de risco elevado
Com o país em estado de emergência e a chegar ao primeiro fim de semana com recolher obrigatório, o Governo reuniu o Conselho de Ministros para atualizar a lista dos concelhos de maior risco e anunciar novas medidas. Pinhel deixa de integrar a lista de Municípios de risco elevado do Contágio, mas Celorico da Beira, Almeida, Manteigas, Mêda, Seia, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa Foz Côa passam a integrar a lista dos 191 concelhos com risco mais elevado.

O número de concelhos com risco mais elevado por causa da pandemia de covid-19 subiu de 121 para 191. O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, no final de uma reunião do Conselho de Ministros que durou oito horas. “Gostaria de reafirmar que a situação é grave. Temos a lamentar um número de novos mortos superior à primeira vaga”, disse.
O critério para um concelho entrar nesta ‘lista negra’ é o registo de mais de 240 novos casos de infeção por 100 mil habitantes nas duas últimas semanas. Esta situação é definida como de descontrolo pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças. A exceção vai para surtos localizados – por exemplo, em lares – em concelhos de baixa densidade.
Quais são as novas medidas?
No que diz respeito a novas medidas, o primeiro-ministro referiu que vai ser obrigatório o encerramento do comércio a partir das 13h e abertura a partir das 8h, de sábado para domingo e de domingo para segunda.
Todavia, existem exceções para farmácias, clínicas e consultórios, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200m2, bombas de gasolina e restaurantes a partir das 13h, para entregas ao domicílio.
António Costa referiu ainda que a lista de concelhos de risco elevado face à covid-19 aumentou de 121 para 191.
Portugal vive desde segunda-feira um novo estado de emergência, que vigora até ao dia 23. Após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros no final de outubro, Costa anunciou o recolher obrigatório nos 121 concelhos mais problemáticos. Em concreto, a medida vigora nos dias úteis, entre as 23h e as 5h, sendo reforçada nos dois próximos fins de semana, entre as 13h e as 5h. O comércio e a restauração também estão abrangidos, com exceção do ‘take-away’. A saída de casa dentro daqueles horários é permitida em casos como a deslocação ao supermercado, mercearia e farmácia.
Assim, a partir das 0h00 do dia 13 de novembro, deixam de fazer parte da lista os seguintes concelhos:
Batalha
Mesão Frio
Moimenta da Beira
Pinhel
São João da Pesqueira
Tabuaço
Tondela
A partir das 0h00 do dia 16 de novembro, passam a fazer parte da lista mais 77 concelhos:
Abrantes
Águeda
Albergaria-a-Velha
Albufeira
Alcanena
Aljustrel
Almeida
Almeirim
Alvaiázere
Anadia
Ansião
Arcos de Valdevez
Arganil
Arronches
Boticas
Campo Maior
Cantanhede
Carrazeda de Ansiães
Castro Daire
Celorico da Beira
Coimbra
Condeixa-a-Nova
Coruche
Crato
Cuba
Elvas
Estarreja
Évora
Faro
Ferreira do Alentejo
Figueira de Castelo Rodrigo
Freixo de Espada à Cinta
Grândola
Ílhavo
Lagos
Lamego
Mangualde
Manteigas
Mealhada
Mêda
Mira
Miranda do Corvo
Miranda do Douro
Mirandela
Monforte
Montalegre
Montemor-o-Velho
Mora
Murtosa
Nelas
Oliveira do Bairro
Ourém
Pampilhosa da Serra
Penalva do Castelo
Penamacor
Penela
Ponte de Sor
Portalegre
Portimão
Proença-a-Nova
Reguengos de Monsaraz
Resende
Salvaterra de Magos
São Pedro do Sul
Sátão
Seia
Sousel
Tábua
Tavira
Torre de Moncorvo
Vagos
Vieira do Minho
Vila do Bispo
Vila Nova de Foz Côa
Vila Nova de Paiva
Vila Real de Santo António
Viseu