Clube Escape Livre promove 12º Raid do Bucho e Outros Sabores na Freineda, concelho de Almeida


O Raid do Bucho e Outros Sabores organizado pelo Clube Escape Livre regressa para a sua 12ª edição no fim-de-semana de 18 a 20 março e, ao longo de novos e espetaculares percursos, vai levar à Freineda entusiastas do fora de estrada e da gastronomia de todo o país.


A Junta de Freguesia de Freineda e o Clube Escape Livre tornam a unir esforços, também com a colaboração do GRHMA, para um fim-de-semana de convívio, descoberta e o prazer da boa gastronomia, onde o Bucho é Rei.


Com mais de 80 anos de um património lendário, a Jeep é a autêntica marca SUV que oferece a capacidade e a versatilidade fundamentais a quem procura aventuras extraordinárias, como as proporcionadas pelo Escape Livre. A Jeep junta-se ao Raid do Bucho como marca oficial, com uma aposta na transição energética que assenta na gama híbrida plug-in 4xe, um convite aberto para desfrutar ao máximo dos desafiantes trilhos, com a garantia de uma sensação de segurança, permitindo percorrer cerca de 50 km com zero emissões mas com a mesma capacidade todo terreno de sempre, aquela que tornou a Jeep famosa em todo o mundo, refere Luís Domingues, Brand Manager da Jeep Portugal, marca oficial do evento.


O Hotel Lusitânia de 4 estrelas na Guarda recebe toda a caravana de participantes que, oriundos de todo o país, terão ao fim da tarde de sexta-feira, dia 1 abril, uma prova de vinhos na sede da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior.


No sábado uma etapa completamente nova cruza a serra da Estrela entre Aldeia do Bispo e Unhais da Serra, proporcionando extraordinárias paisagens e bons motivos para a conversa ao almoço marcado para o Hotel Alambique D’Ouro, no Fundão.


À tarde e depois de um sobe e desce constante, ao longo de trilhos ora sinuosos ora verdadeiros estradões, os participantes terminam a etapa em Belmonte onde poderão visitar o Museu Judaico ou o Museu dos Descobrimentos. O regresso à Guarda é feito por asfalto e o jantar de convívio acontece nos salões do Hotel Lusitânia.


A etapa de domingo, ao longo da região raiana, passa na aldeia de Marmeleiro onde junto ao forno tradicional será feita a entrega de pão acabado de cozer os participantes., numa colaboração do Centro Cultural e Social do Marmeleiro. Depois e já nas imediações da Freineda, paragem e visita à queijaria da Lapa, uma referência na arte do queijo artesanal.


Logo depois chegada ao Quartel-General de Wellington onde decorre uma reconstituição histórica das escaramuças de rua das invasões francesas.


A BARDAHL, um dos nomes com maior tradição e reconhecimento internacional pela qualidade dos seus lubrificantes, inicia neste Raid do Bucho uma colaboração mais estreita com o Clube e promete ter surpresas para os participantes.


Este passeio que marca o arranque das atividades fora de estrada do Escape Livre em 2022 será também o primeiro passeio Carbono Zero do Clube da Guarda. Através de uma parceria com a Terra Prima, todas as emissões de carbono do Escape Livre em 2022 serão compensadas e certificadas através de um projeto inovador de sequestração de carbono em Portugal. Mais um motivo para desfrutarmos da natureza enquanto cuidamos dela.


A festa e o almoço do bucho encerram mais uma edição do Raid do Bucho e Outros Sabores onde ainda se pode inscrever através do site www.escapelivre.com, do telefone 271205285 -

967899449 ou do e-mail escapelivre@escapelivre.com.