Competição e turismo num evento que homenageia João Queiroz



O Classic Cars Tour vai-se realizar nos dias 3 a 5 de junho combinando a vertente desportiva e turística. O evento organizado pelo Clube Escape Livre percorrerá as estradas dos concelhos de Guarda, Trancoso, Mêda, Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel.


A presença de automóveis únicos acompanhados de verdadeiros apaixonados pelos veículos clássicos, tem vindo a tornar o Classic Cars Tour como um dos eventos de referência para os Clássicos.


O Classic Cars Tour tem a particularidade, muito apreciada pelos participantes, de juntar no mesmo evento a componente desportiva e o passeio turístico. No primeiro momento, a prova de Regularidade Histórica coloca à prova pilotos, navegadores e máquinas num percurso exigente e diversificado. No segundo momento, há muitos locais para visitar e gastronomia para degustar.


A Regularidade Histórica, espraiando-se pelos concelhos da Guarda e Trancoso, Mêda e Foz de Côa, Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel, assegura as condições geográficas para que nada seja simples ou fácil no Classic Cars Tour.


A grande novidade da Regularidade Histórica no Classic Cars Tour reside na atribuição do Troféu João Queiroz. Nome incontornável dos clássicos, João Queiroz deixou-nos uma enorme saudade pois era um bom amigo do Clube e natural da Guarda. Por esta razão, o Clube Escape Livre decidiu criar o Troféu João Queiroz, homenageando o homem e o piloto, e premiando ao longo dos próximos quatro anos, de uma forma diferente e única, os participantes, conforme regulamento especifico a divulgar.


Já na vertente turística a novidade é que a partir deste ano o Escape Livre vai trazer ao Classic Cars Tour marcas que fazem parte do património automovel mundial. Este ano a marca convidada é a Aston Martin que, entre outros, trará à Guarda o espetacular Aston Martin V12 Speedster.


Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre “O Classic Cars Tour é, cada vez mais, um evento de referência para os carros clássicos, pois a união da vertente desportiva à componente de lazer torna esta iniciativa única, já integrada na Taça ACP.


Para lá das excelentes paisagens e da gastronomia, há uma prova de regularidade dura e desafiadora que o Pedro Barbosa da Gama tão bem soube.