Distrito da Guarda com 21 doces candidatos às “7 Maravilhas Doces de Portugal”

Vinte e um doces do distrito da Guarda integram a lista de candidatos às “7 Maravilhas Doces de Portugal”. Trancoso, Seia, Pinhel, Guarda, Vila Nova de Foz Côa e Figueira de Castelo Rodrigo candidataram os seus melhores doces, entre pudins, queques, amêndoas, cavacas, sardinhas doces, entre muitos outros.


O concelho de Seia apresenta quase metade dos 21 doces do distrito da Guarda que integram a lista de 420 candidatos às “7 Maravilhas Doces de Portugal”, depois de terem sido apresentadas 907 candidaturas. O painel de especialistas votou e ficaram identificados os 420 doces, divididos por sete categorias, que avançam neste concurso. A lista será depois reduzida a sete doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que avançam para votação do público. Este painel de especialistas é constituído por 140 personalidades, sete de cada distrito e regiões autónomas.

Seia é o concelho do distrito da Guarda que tem mais doces na lista de candidatos, com dez, que são quase metade da totalidade deste região: Alquimia de Queijo da Serra, Bolo Negro de Loriga, Bolo Noz, Filhós à Moda de Loriga, Ouriço da Castanha, Pastel de Nata de requeijão, Peles de Leitão, Pudim de Bolo Negro, Queque de Requeijão e Requeijão com Doce de Abóbora.

Segue-se Figueira de Castelo Rodrigo com seis: Amêndoas agridoces, Amêndoas doces, Biscoitos de Escalhão, Bolinhos de Figo, Flor de Escalhão e Tarde de Amêndoa. Pinhel tem dois doces na lista (Cavacas de Pinhel e Doce Extra de Ginja) e Guarda (D. Sancho), Trancoso (Sardinha Doce de Trancoso) e Vila Nova de Foz Côa (Doces de Amêndoa) com um doce cada.

Escolhidos que estão os pré-finalistas, o painel de especialistas vai fazer agora nova votação para reduzir a lista a 7 doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que serão posteriormente apresentados para votação pelo público.

Estes 140 doces vão ser reveladas a 8 de Maio e são votados pelo público em 20 programas que serão emtidos em directo pela RTP, nos meses de Julho e Agosto. De cada programa sai um pré-finalista que passa às semi-finais.

Uma novidade desta edição é a existência de um grande júri, órgão de deliberação constituído por sete figuras do espaço mediático, que será responsável pela repescagem de oito candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semi-finais, nos dias 24 e 31 de Agosto, dois programas em directo na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semi-final são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os sete elementos do grande júri comentarão e provarão os doces.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de Setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como “7 Maravilhas de Portugal”.

203 visualizações

© 2020 Beira Alta TV | All Rights Reserved