Eco Wolves Race em Vila Chã - Inscrições terminam no dia 10 de março - Beira Alta TV

A localidade de Vila Chã, no concelho de Fornos de Algodres, vai receber no dia 15 de março de 2020, o trail "Eco Wolves Race", uma iniciativa promovida pelo Clube Recreativo de Vila Chã, é composta por um trail longo de 21k, um trail curto de 12k e uma caminhada de 8k. Com as inscrições a terminar no dia 10 de março, já estão inscritos, mais de uma centena de participantes neste evento desportivo.

(DR) Beira Alta TV

A "Eco Wolves Race" é iniciativa que pretende aliar a prática da atividade física à educação ambiental. As provas irão decorrer, predominantemente, em estradões, caminhos rurais e vias de terra batida não havendo lugar a qualquer tipo de abate de árvores ou outro tipo de vegetação. Para além da medalha de finalista e outros brindes, numa alusão ao dia da árvore, cada participante vai ainda receber um “carvalho americano” para levar consigo e plantar onde entender e ter a responsabilidade de o cuidar. Paralelo ao evento desportivo, irão também decorrer outras iniciativas no mesmo âmbito temático, no sentido de sensibilizar todos os participantes para o flagelo que são a poluição e os comportamentos de risco que devemos evitar e alterar no nosso dia a dia.

Após uma parceria com a RESIESTRELA, foi atribuído a este evento desportivo, a chancela de “ECOEVENTO”, o que eleva, ainda mais, a responsabilidade ambiental e os comportamentos no evento. Também já confirmada a presença da “VALORMED”, tendo como missão alertar os participantes para a questão do tratamento e recolha de medicamentos fora de uso ou que estejam fora de validade. O evento vai ainda sensibilizar as pessoas para o destino certo a darem aos óleos alimentares usados, disponibilizando um contentor no local do evento para que possam depositar esses resíduos. A "Eco Wolves Race" vai contar com a participação dos Escuteiros de Fornos de Algodres, que vão realizar uma iniciativa na EN 330, nas imediações de Vila-Chã, um local com algum tráfego automóvel e assim conseguir abranger mais condutores, onde se pretende chamar à atenção para a questão do arremesso de lixo através dos veículos em circulação que, para além de constituir uma infração ao código da estrada, é um gesto eticamente reprovável, perigoso e inimigo do ambiente. Parte das receitas deste evento serão canalizadas, através do CRVC - Clube Recreativo de Vila Chã e da sua secção ambiental, para iniciativas da proteção e reabilitação da natureza e do ambiente na área geográfica da União de Freguesias de Cortiçô e Vila Chã, a divulgar oportunamente. As inscrições podem ser feitas aqui: https://www.acorrer.pt/eventos/info/2518

© 2020 Beira Alta TV | All Rights Reserved