EDP Renováveis e um"Business Point" são as novidades da 41ª Feira do Queijo em Celorico da Beira

A 41ª Feira do Queijo de Celorico da Beira, tem este ano, como patrocinador principal, a EDP Renováveis, empresa líder mundial no setor das energias renováveis e o quarto produtor mundial de energia eólica, O certame dedicado ao queijo e aos seus produtores vai decorrer de 28 de fevereiro a 1 de março de 2020.

(DR) Beira Alta TV

A Feira do Queijo, maior evento promovido pelo Município de Celorico da Beira, tem procurado adaptar-se ao longo destas mais de quatro décadas, às exigências da sociedade, apostando na inovação, na modernização e na sensibilização ambiental e, neste sentido, criou um "Business Point", espaço de informação privilegiado na feira para fomentar contactos e relações de negócios.


Segundo a organização, a Feira do Queijo é uma festa, é animação e alegria e, este ano, não é exceção, à avaliar pelo vasto e diversificado programa que apresenta: Quinta do Bill (sexta-feira) e José Malhoa (sábado), como cabeças de cartaz, muita música popular, artesanato, showcookings, gastronomia, caminhada “Rota do Pastor”, muita animação e a presença do Programa “Somos Portugal” da TVI no domingo, são apostas para que a Feira do Queijo de Celorico da Beira 2020 seja mais um sucesso.


A Feira do Queijo visa a promoção e valorização da gastronomia regional e do produto endógeno rei (o queijo), e, a oportunidade do Município homenagear os produtores de queijo e fazer jus ao epíteto de Capital do Queijo Serra da Estrela.



O queijo é indissociável da Serra da Estrela, a sua imagem de marca e o seu cartão de visita. Desde tempos imemoriais, a pastorícia e produção de queijo tem sido a atividade basilar da economia local e o garante da identidade desta região. Mas, até chegar à mesa dos comensais, esta iguaria, de pasta semi mole, branca ou ligeiramente amarelada, e sem olhos, com uma forma cilíndrica baixa, abaulamento lateral, sem bordos definidos e, um peso igual ou superior a 500g, dá voltas e mais voltas. Produzido a partir do melhor leite cru de ovelha da raça autóctone Bordaleira da Serra da Estrela e/ou Churra Mondegueira, flor de cardo e sal, misturados com mestria e arte pelas mãos da queijeira, segundo processos ancestrais sabiamente guardados e transmitidos de geração em geração. É submetido a um processo de maturação ou cura, durante pelo menos 45 dias, num local com temperatura entre 6ºC e 12ºC e humidade entre 80% e 95%.


A Feira do Queijo é apenas o mote para vir a Celorico Beira, município plantado no sopé da Serra da Estrela. Detentor de um valiosíssimo património arquitetónico militar (castelos de Celorico e Linhares) e religioso, uma Aldeia Histórica de Portugal, gastronomia e paisagens deslumbrantes, para além de reunir as melhores condições para a prática da modalidade de parapente e outros desportos de montanha e aventura.


© 2020 Beira Alta TV | All Rights Reserved