Em Arcozelo da Serra - Gouveia, pode acompanhar a tradicional Romaria das Ovelhas no dia 12 de junho



A Romaria das Ovelhas é um dos momentos altos da programação da Festa de Santo António de Arcozelo da Serra, no concelho de Gouveia. Trata-se de uma atividade tradicional da freguesia em que os pastores da aldeia levam os seus rebanhos a circular a Igreja Matriz, com o objetivo de rogar a Santo António por um bom ano agrícola. A tradição acontece no dia 12 de junho.


A Romaria das Ovelhas foi uma das iniciativas indicadas pelo Município de Gouveia na candidatura ao Aviso N.º CENTRO-14-2020-12 – que originou a criação da rede cultural “Terras da Transumância” – integrado pelos municípios de Castro Daire, Gouveia, Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21.


Assim, as atividades desenvolvidas no âmbito da “Terras da Transumância” serão concretizadas, maioritariamente, ao ar livre, e procurarão valorizar o património de cada um dos territórios, procurando aumentar o número esperado de visitantes a sítios de património cultural e natural.


A programação artístico-cultural contemplará iniciativas identitárias que construirão a narrativa das Terras da Transumância, proporcionando uma experiência de cultura e tradição que percorre passo a passo as vivências de pastores e rebanhos e o ciclo produtivo do Queijo Serra da Estrela.


Este ano, para além da habitual Romaria das Ovelhas, com concentração junto à capela de Santo António e que terá início às 09h00, seguir-se-á, pelas 11h00, a "Rota dos Campos Agrícolas", uma caminhada interpretativa pelos campos agrícolas de Arcozelo da Serra, que culminará com a "Degustação de Sabores Serranos".


As atividades são de caráter gratuito, estando limitadas à participação máxima de 50 pessoas. Poderá inscrever-se de forma presencial no Posto de Turismo de Gouveia, sito no Jardim da Ribeira; alternativamente, através do email: turismo@cm-gouveia.pt, ou através dos contactos: telefone: 238 083 930; telemóvel: 962 033 099.


A Romaria das Ovelhas é uma iniciativa da Filarmónica Amizade de Arcozelo da Serra, que este ano conta com a parceria do Município de Gouveia e a Junta de Freguesia de Arcozelo da Serra.