Festa da Amendoeira em Flor em Foz Côa nomeada para o concurso "7 Maravilhas da Cultura Popular"

Após validação pelo conselho científico, a candidatura de Vila Nova de Foz Côa recebeu o selo de nomeado, na categoria Festas e Feiras, enquanto candidato às “7 Maravilhas da Cultura Popular” que vai decorrer este ano.

DR (Sérgio Caetano)

Na categoria Festas e Feiras puderam candidatar-se os eventos de cariz tradicional, cultural, festivo, infantil, popular e religioso, que sejam organizados e celebrados de forma periódica ou com organização anual, com forte impacto nacional, realizados há pelo menos 10 anos.


As categorias a concurso foram: Artesanato; Lendas e Mitos; Festas e Feiras; Músicas e Danças; Rituais e Costumes; Procissões e Romarias e Artefactos. As categorias do concurso permitem à organização a comparação de todos os patrimónios, independentemente da sua natureza.


O concurso organizado pela RTP, pretende evidenciar a vivência e reconhecimento do património material e imaterial de Portugal e eleger o que de melhor o país tem. Tal como refere a organização deste evento “Portugal afirma-se hoje pelos seus valores únicos e pela dimensão da sua multiculturalidade, onde a expressão da sua autenticidade se encontra em cada um de nós, em cada aldeia, vila ou cidade”. É esta autenticidade que a organização pretende “homenagear com a eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular”.


Nesta etapa é atribuído um Selo de Nomeado, que advém da validação da candidatura após avaliação de um conselho científico e comprova a aceitação da candidatura para a participação no concurso.

18 visualizações

© 2020 Beira Alta TV | All Rights Reserved