Fornos de Algodres inaugura Estação de Biodiversidade da Ribeira da Muxagata no dia 22 de maio

A primeira Estação da Biodiversidade (EBIO) do concelho de Fornos de Algodres, localizada na Muxagata, vai ser inaugurada no próximo sábado, dia 22 de maio, dia em que se assinala o Dia Internacional da Biodiversidade, numa iniciativa conjunta com a associação TAGIS e com o CERVAS e que pretende chamar a atenção para a necessidade de promoção e preservação do património natural do concelho.


A Estação de Biodiversidade da Ribeira da Muxagata contempla um percurso pedestre de 3 quilómetros. Ao longo do caminho foram colocados nove painéis interpretativos, um com o mapa geral do percurso e os outros com explicações sobre as espécies que se podem encontrar no local.


A autarquia refere que "pelas mãos de especialistas, vamos mostrar-vos o quanto o Vale da Ribeira da Muxagata, na sua confluência com o Rio Mondego, tem para nos dar, em termos de biodiversidade."


As Estações da Biodiversidade são pequenos percursos pedestres sinalizados no terreno através de painéis informativos sobre o património natural e biológico a observar pelos visitantes, estando cada uma em locais de elevada riqueza específica e paisagística, representativa dos habitats característicos da área.


A rede criada pelo TAGIS conta já com 56 Estações da Biodiversidade em todo o País.

134 visualizações