Fornos de Algodres recebe Feira do Queijo Serra da Estrela entre 25 e 27 de março



A vila de Fornos de Algodres vai receber no último fim de semana de março, de 25 a 27, mais uma edição da Feira do Queijo Serra da Estrela. O certame é apadrinhado pelo Chef Chakall, onde haverá ainda muita animação com o Jorge Serafim, The Heels, Grupo K5, Tiago Maroto e o tradicional Festival de Folclore.


O certame vai realizar-se no Pavilhão Gimnodesportivo de Fornos de Algodres e área envolvente, tem-se afirmado cada vez mais como uma imagem de marca do concelho e da região e tem vindo a dar especial enfoque à promoção e realce do queijo Serra da Estrela, categorizado como sétima maravilha gastronómica nacional, à nossa genuína identidade e autenticidade, aos nossos pastores, queijarias tradicionais e produtores DOP.


Estarão igualmente presentes os produtos endógenos locais, como o nosso azeite, os enchidos, o mel, o vinho Dão, produtos com urtiga e doces regionais. Destaque ainda para o Cão Serra da Estrela e para o elemento diferenciador, a ovelha Bordaleira.


Serão também dinamizadas visitas guiadas a queijarias e ao Património, permitindo assim divulgar o nosso território rural, fazendo com que os participantes possam desfrutar de uma experiência sensorial in loco da arte de conceção do melhor queijo do Mundo.


Na Feira do Queijo haverá ainda a possibilidade de degustação de Queijo Serra da Estrela que funciona como especial convite para que visitem Fornos de Algodres. O evento conta ainda com um vasto Programa musical, etnográfico e gastronómico, sendo apadrinhado pelo reconhecido Chef Chakall que vem mostrar os seus dotes culinários.


O Certame insere-se na estratégia do Município de Fornos de Algodres para fomentar e valorizar os produtos endógenos, os recursos naturais, a cultura e as tradições locais.