Frio veio para ficar e traz companhia: Neve em cotas baixas desde Bragança ao Alentejo

Se pensa que o frio que se faz sentir já está de saída, está enganado. Este fim de semana as temperaturas vão continuar baixas, sendo até negativas em algumas regiões de Portugal, acompanhadas também de neve, segundo a previsão elaborada pelo meteorologista Vítor Baía.

Segundo a previsão feita ao início da tarde desta sexta-feira, o meteorologista revela que neste "sábado e na madrugada de domingo vamos ter neve em cotas baixas em todo o interior, desde Bragança até ao Alentejo. A quantidade é reduzida mas pode nevar a qualquer altitude e vai pegar com facilidade acima dos 400 ou 500 metros. Em zonas mais baixas pode pegar durante a noite. O ar frio acumulado à superfície nos últimos dias é reforçado com uma corrente de Nordeste que traz ar ainda mais frio com trajeto continental."


No distrito da Guarda, Vítor Baía, refere que "pode nevar em todos os concelhos mas sempre em quantidade reduzida. Na maior parte dos sítios pega com facilidade apesar de ser pouca quantidade."


Já nos concelhos de Mêda, Trancoso, Pinhel e Guarda bem como em todos os concelhos da raia espanhola, poderá nevar com mais regularidade. A partir da madrugada de Domingo os concelhos atrás citados podem vir a ter nevoeiro persistente que com este frio dará origem a sincelo. Durante a próxima semana continua muito frio nas zonas baixas, a neve que acumular não derrete e pode ser reforçada com sincelo, como acontece em Trancoso e no vale do Côa.


Já zona norte do país, pode nevar em Bragança e em todo o Distrito em quantidade muito reduzida, é mais provável na parte Sul do distrito do que na parte Norte. O vale do Douro superior pode ter neve e em Vinhais ou Montesinho é pouco provável. Carrazeda de Ansiães e Bragança devem ser os concelhos com mais quantidade, mas será mesmo assim pouca.

No Distrito de Vila Real também pode nevar, incluindo a própria cidade. O vale do Douro pode ter neve, mesmo na Régua. Desta vez pode não chegar a Montalegre e à parte Norte do Distrito, ficando-se mais pelos concelhos do sul do Distrito.


No distrito de Viseu, pode nevar na cidade viriato e em praticamente todo o Distrito, tal como nas outras regiões em quantidade reduzida. Pode começar de manhã, mas durante a tarde será o período em que a queda de neve é mais provável.Também pode nevar em Lamego e em todos os concelhos que confinam com o Douro. Será apenas uma amostra, mas pode dar algum colorido à região. É claro que onde a neve pega com mais facilidade é nos concelhos de Penedono, Moimenta da Beira e Castro D’Aire. O nevoeiro e o sincelo também podem visitar a região durante as madrugadas da próxima semana.


O frio vai descendo para sul empurrado pelo vento de Nordeste e pode nevar em cotas baixas nos Distritos de Castelo Branco, Portalegre e Évora. Não precisa de ir às montanhas para ver a neve, pode vê-la da janela de sua casa. Portalegre é a cidade da região sul onde a neve é mais provável. Também pode chegar a Évora mas a quantidade será mesmo residual.


No Distrito de Castelo Branco, o meteorologista refere que "é mais provável a Norte da Gardunha, portanto na Covilhã e no Fundão, mas a quantidade é mesmo reduzida, apenas uma amostra. Já no Alentejo a queda de neve é mais provável nos concelhos que fazem fronteira com Espanha, particularmente Castelo de Vide e Marvão".


564 visualizações

© 2021 Beira Alta TV | All Rights Reserved