GNR resgatou coruja-das-torres em Vila Nova de Foz Côa



O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Pinhel, ontem, dia 20 de junho, resgatou uma coruja-das-torres (Tyto alba), no concelho de Vila Nova de Foz Côa.


Na sequência de um alerta a dar conta que um popular tinha encontrado e recolhido uma coruja-das-torres adulta, na localidade de Hortas do Douro, os elementos do NPA deslocaram-se ao local onde procederam ao seu resgate, apurando que se encontrava bastante debilitada.


No seguimento da ação, a ave foi transportada e entregue no Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) em Gouveia para monitorização e recuperação do seu estado de saúde e posterior devolução ao seu habitat natural.


A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.