Gouveia celebra no dia 1 de fevereiro o 34.º Aniversário da Elevação de Gouveia a Cidade



Do programa comemorativo da efeméride irá constar a inauguração da Casa da Vivência Judaica, da Incubadora de Empresas da antiga fábrica têxtil Bellino & Bellino e do novo Serviço de Internet Gratuita e Sem Fios.


No próximo dia 1 de fevereiro, terça-feira, serão comemorados os 34 anos da elevação de Gouveia a cidade. O programa comemorativo contará com a presença do Sr. Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Eng. Carlos Soares Miguel e da Sra. Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro (CCDRC), Dra. Isabel Damasceno.


O programa terá início às 11h30, com a inauguração da Casa da Vivência da Judaica, um novo espaço museológico situado na cidade de Gouveia e que será o ponto de partida para a descoberta do património judaico medieval e cristão novo do concelho de Gouveia. Aqui, será contada a história da presença judaica no concelho de Gouveia e de todo o seu contributo no desenvolvimento urbano, social e cultural na região.


Na Casa da Vivência Judaica serão exibidos artefactos relevância inquestionável para esta narrativa, com destaque para a inscrição hebraica da sinagoga medieval de Gouveia, a última sinagoga construída na Península Ibérica.


Posteriormente, às 15h00, serão inauguradas as obras de reconversão do espaço da antiga fábrica têxtil Bellino & Bellino (Fases I e II), o novo parque de lazer da cidade e o pavilhão que irá acolher a Incubadora de Empresas e Negócios de Gouveia.


Será ainda celebrado o protocolo de colaboração entre o Município de Gouveia e a empresa Mentes Fulgurantes, Lda., que irá, através do projeto “The Rock”, dinamizar esta nova incubadora orientada para o desenvolvimento de um ecossistema na área da cibersegurança.


Por fim, será apresentado o Projeto “WIFI4EU Gouveia”, disponibilizado à população, visitantes e turistas, um novo serviço gratuito de acesso à internet, sem fios.