Gouveia recebe apoio da EDP para a compra de 70 mil árvores para reflorestação de áreas ardidas

O Município de Gouveia viu recentemente aprovada uma candidatura ao concurso “Preservar a Natureza”, inserido no Programa do Plano de Investimento Social 2019 da EDP Distribuição. O concurso “Preservar a Natureza” tem como objetivo o financiamento da compra de árvores autóctones para replantação de zonas ardidas nos concelhos assolados pelos incêndios em 2017 e 2018.

(DR) Beira Alta TV

Como cofinanciador, a EDP Distribuição apoia os projetos apresentados, financiando a compra das árvores até ao montante máximo de 25.000€ por candidatura, cabendo aos municípios gerir os restantes custos, nomeadamente com a execução, preparação dos terrenos, reflorestação e monitorização dos projetos.


Gouveia, Seia, Oleiros, Vila de Rei, Figueira da Foz, Castro Daire, Nelas, Lousã, Vouzela, Tondela, Vila de Vila Nova de Poiares, Alvaiázere, Leiria e Mação foram os 14 municípios com as candidaturas aprovadas pelo júri constituído pela EDP Distribuição e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).


O Município de Gouveia foi contemplado com o valor correspondente para a compra de 70 000 árvores autóctones, que serão plantadas em áreas dos vários baldios do concelho sob co-gestão do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. As ações de plantação vão ser desenvolvidas entre o Município de Gouveia, os Conselhos Diretivos dos Baldios e a Associação Folgonatur.


Em 2019, o Programa Preservar a Natureza incidiu a sua atuação em áreas ardidas e, por esse motivo, o concurso o concurso foi aberto para os municípios dos distritos mais fustigados pelos incêndios de 2017 e 2018, sendo eles: Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Leiria, Santarém e Faro.



176 visualizações

© 2020 Beira Alta TV | All Rights Reserved