Gouveia vai estar em festa | Calema, David Carreira e Diogo Piçarra nas Festas do Sr. do Calvário



As Festas do Senhor do Calvário regressam, em formato presencial, após dois anos de interrupção, em resultado dos constrangimentos impostos pela pandemia, e decorrem entre os dias 11 e 15 de agosto, com comércio, diversões, concertos, restauração e as típicas farturas.


Nada faltará este ano para este regresso tão esperado das Festas da Cidade. O concelho estará em festa com um programa que unifica o culto religioso, a tradição, a cultura, a música e a animação, num evento único para quem visita a cidade e aproveita esta data como ponto de encontro e regresso às origens de todos os gouveenses.


Os festejos iniciam-se no dia 11 de agosto, quinta-feira, com a abertura, pelas 20h00, de todos os espaços inerentes às Festas do Senhor do Calvário, nomeadamente da FICA – Feira Industrial, Comercial, de Artesanato e Associativismo de Gouveia, que, este ano, assume um formato renovado, mas com o mesmo objetivo - privilegiar as atividades económicas e produtos locais, da Festa do Livro e do Espaço Miniatura Automóvel. Pelas 21h00, o cartaz convida, ainda, a assistir ao concerto da Sociedade Recreativa e Musical de Moimenta da Serra e, pelas 22h00, a participar no espetáculo de Teatro Musical: ALTO!, uma coprodução da ContraCanto Associação Cultural com os municípios de Gouveia, Nelas, Mangualde e Fornos de Algodres, inserido no âmbito do Alto Mondego Rede Cultural, que decorrerá no Parque da antiga fábrica Bellino & Bellino.


Na sexta-feira, dia 12 de agosto, pelas 17h00, decorre a inauguração da exposição “O Retrato em João Abel Manta – Perfis para as Selectas”, no espaço do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta. A exposição procura, pela primeira vez, destacar da imensa obra gráfica e plástica de João Abel Manta, uma amostra significativa de notáveis retratos. Produzida, em exclusivo, para o Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, a exposição destaca uma atividade que João Abel Manta manteve sem interrupção: a de retratista. Uma exposição para apreciar no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta até 16 de outubro.


Ainda a 12 de agosto, serão exibidos dois filmes no Anfiteatro da Cerca, “Hermínio”, no âmbito da Rede Cultural das Beiras e Serra da Estrela, ao qual se seguirá, pelas 22h30, “O Pai Tirano”. A noite finaliza com o espetáculo musical Paredão Baile Funk, pelas 23h30, na Praça do Município.


No sábado, dia 13, retoma-se a tradição com o desfile etnográfico pelas principais artérias da cidade, seguido pelo Festival Internacional de Folclore, num regresso ao palco do Anfiteatro da Cerca, pelas 22h00. O XLV Festival Internacional de Folclore de Gouveia é organizado pelo Rancho Folclórico de Gouveia.


Também é nessa noite que, pelas 23h45, sobem ao palco os Calema, a dupla musical de irmãos que promete um espetáculo repleto de alegria e energia positiva com as sonoridades de influência da cultura afro.


No domingo, dia 14, pelas 14h00, as artérias envolventes do Estádio do Farvão, Pavilhão Gimnodesportivo e das Piscinas Municipais voltam a acolher a Super Especial Rally de Gouveia, o circuito citadino de cerca de 2,5 km que já vai na sua 10ª edição.


Ainda no domingo, pelas 23h00, o palco da Praça do Município marca o regresso de David Carreira, um dos mais respeitados artistas da sua geração, para mais um grande concerto.


Na segunda-feira, dia 15, as Festas do Senhor do Calvário recebem, pelas 22h30, Diogo Piçarra, um dos grandes nomes da música portuguesa e encerram com um espetáculo de fogo- de-artifício.


Destaque ainda para as várias atividades lúdicas, culturais e os espetáculos de variedade integrados numa vasta e diversificada programação que atrai públicos de todas as idades e garante aos gouveenses e visitantes uma estadia recheada de animação.


As Festas estendem-se à cidade, a partir da Capela do Senhor do Calvário – o epicento da fé e devoção dos gouveenses, numa simbiose perfeita entre religião, comércio, animação, não faltando, claro, também a boa gastronomia.


As Festas da Cidade constituem um dos maiores eventos para a promoção da Cidade e do Concelho fazendo, assim, das Festas do Senhor do Calvário de Gouveia a Maior Romaria das Beiras.