Guarda celebra 822 anos do foral atribuído por D. Sancho I entre 24 e 28 de novembro



Em 2021, a Guarda celebra os seus 822 anos do foral atribuído por D. Sancho I à cidade mais alta. No âmbito deste aniversário, o Município da Guarda organizou um programa comemorativo que acontece entre 24 e 28 de novembro e que contempla, para além da sessão solene, o descerrar das fotos dos antigos presidentes de câmara e assembleia municipal e uma homenagem póstuma ao deputado Tiago Gonçalves no dia da cidade, e ainda exposições, patinagem, música e BTT na mesma semana.


O destaque vai para o dia de cidade, 27 de novembro, que terá início às 10h00 com a cerimónia do hastear da bandeira ao som do hino interpretado pela Banda Filarmónica de Famalicão da Serra, junto ao edifício dos Paços do Concelho. De seguida, às 10h15, serão descerradas, na “Galeria dos Presidentes”, as fotografias dos antigos presidentes de câmara, Álvaro Amaro e Carlos Chaves Monteiro e da assembleia, Cidália Valbom. E às 10h45, o momento alto das comemorações com a Sessão Solene Comemorativa do 822º Aniversário da Atribuição do Foral à Cidade da Guarda, na Sala António Almeida Santos. Nesta sessão de aniversário serão atribuídas Medalhas de Grau Ouro e Medalhas de Grau Prata em homenagem e reconhecimento a personalidades e instituições que se destacaram no panorama da cidade e região. Neste dia, estará ainda patente na Rosácea, junto à Sala António Almeida Santos, uma exposição das escolas do Concelho sobre o Foral da Guarda, atribuído à cidade em 1199.

Já durante a tarde, às 15h30, proceder-se-á à Homenagem póstuma ao deputado Tiago Gonçalves com a com a atribuição do seu Nome ao Largo da Antiga Escola em Vila Mendo, localidade do concelho da Guarda de onde era originário. Ao final da tarde, às 18h00, acendem-se as Luzes de Natal, simbolicamente a partir do Jardim José de Lemos. E o dia de aniversário fica completo com o concerto de Fausto no Teatro Municipal da Guarda, no Grande Auditório, às 21h30.

Para além do dia de aniversário, o programa comemorativo tem em destaque a Exposição “Le couple” - Fundação Árpád Szenes - Vieira da Silva que é inaugurada logo no dia 24 de novembro, quarta-feira, pelas 18h00 no Museu da Guarda. Uma importante mostra de retratos de uma das mais importantes duplas criativas das artes plásticas do século XX. O cartaz destas comemorações contempla ainda atividades desportivas.


A saber: o Torneio Nacional de Patinagem Livre e Solo Dance e o Torneio de Benjamins, entre 26 e 28 de novembro no Pavilhão Desportivo Municipal de S. Miguel. E fecha o cartaz a incontornável Invernal de BTT – Cidade da Guarda, no domingo dia 28, numa iniciativa com o Clube de Montanhismo da Guarda que engloba as provas de maratona com cerca de 70 km e a de meia-maratona com perto de 40 km. A prova arranca, como habitualmente, das imediações do Estádio Municipal.