Guarda recebe 31ª Cimeira Ibérica com a presença de António Costa e Pedro Sánchez

Portugal e Espanha vão celebrar a XXXI Cimeira Ibérica na cidade da Guarda no próximo sábado, dia 10 de outubro, nova data definitiva depois de ter sido reprogramada devido a imprevistos no calendário europeu causados pela COVID-19.

Os líderes do Governo de Portugal, António Costa, e Espanha, Pedro Sánchez, vão encabeçar as delegações de alto nível que terão como tema central a criação de uma estratégia comum para o desenvolvimento das regiões transfronteiriças.

O evento estava previsto para o passado dia 2 de outubro, após ter sido reprogramada com o avanço da pandemia, mas teve de ser novamente adiada depois do Conselho Europeu ter sido remarcado para essa data graças ao positivo de COVID-19 detetado no meio do presidente, Charles Michel. Espera-se que o encontro produza uma estratégia comum que ajude a combater o envelhecimento e o despovoamento das regiões fronteiriças de ambos países, um plano que é prioritário para ambos Executivos.


A criação de uma estratégia conjunta para desenvolver os territórios transfronteiriços foi acordada pelos dois Governos ibéricos na última cimeira luso-espanhola, realizada em novembro de 2018 na cidade espanhola de Valladolid.

© 2020 Beira Alta TV | All Rights Reserved