Homem de 55 anos detido em Vila Franca das Naves por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Pinhel, deteve no dia 21 de janeiro, um homem de 55 anos por tráfico de estupefacientes, em Vila Franca das Naves, no concelho de Trancoso.


Durante uma ação de fiscalização no âmbito da operação “Active Shield Jan22”, que está a ser levada acabo pela Guarda Nacional Republicana, foi fiscalizado um passageiro que demonstrou nervosismo e um comportamento suspeito perante a presença da Guarda. No seguimento das diligências policiais, foi possível verificar que o suspeito possuía produto estupefaciente no interior da sua mala de viagem, tendo-lhe sido apreendidas 11 doses de haxixe.


O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Trancoso.


A Operação “Active Shield” é uma iniciativa da European Association of Railway Police Forces (RAILPOL), da qual a Guarda Nacional Republicana é membro desde 2013, e tem por objetivo realizar controlos simultâneos nas principais linhas ferroviárias europeias. Esta operação visa ainda o aumento da segurança nas redes ferroviárias e da eficácia no combate ao crime em ambiente ferroviário.