Jornadas da Lã decorrem este fim de semana em Cortes Lucas - Corujeira no concelho da Guarda



Tosquia de ovelhas, piqueta dos tosquiadores, ensacamento da lã, jantar dos pastores são algumas das iniciativas que fazem parte do programa da edição de 2022.


No âmbito do Ciclo de Festivais de Cultura Popular realizam-se nos dias 11 e 12 de junho, as Jornadas da Lã – Festa da Natureza em Cortes Lucas - Corujeira, no concelho da Guarda. Trata-se de um evento que permite vivenciar esta Festa da Natureza na localidade de Cortes Lucas, contactar com os pastores, presenciar a tosquia e os procedimentos intrínsecos ao tratamento da lã, participar em percursos, oficinas, refeições com produtos regionais e muita animação.

Os visitantes terão a oportunidade, no dia 11 de junho desde as 8 horas até à hora de almoço, de presenciar ao vivo a tosquia de um rebanho, em Cortes Lucas. A meio da manhã haverá a tradicional "piqueta", nome ouvido por estas bandas para sinalizar a bucha do tosquiador, e animação musical com o Grupo de Concertinas de Famalicão - Os Foligaitos.

Durante a tarde, haverá vários ateliers, animação musical, jantar dos pastores e bailado.

No domingo, dia 12 de junho, as Jornadas da Lã iniciam-se às 8h30 em Corujeira com uma caminhada e visita ao património industrial do Alto Vale do Mondego. Durante a tarde a animação continua em Cortes Lucas a partir das 15 horas com Manifestações do Imaginário da Pastorícia e da Lã: Aguçar das Tesouras, Tosquia Manual, Transformação de Lã - tecelagem e produção artesanal de queijo. Do programa faz ainda parte a animação musical com ranchos e grupos de cantares, a merenda do pastor e cinema ambiental.


As Jornadas da Lã são promovidas pela União de Freguesias Corujeira e Trinta e a Associação Raiz de Trinta com o apoio do Município da Guarda e das Aldeias de Montanha.