Manteigas vai ser a nova morada da sede do Geopark Estrela



A Associação Geopark Estrela que tem sede, neste momento no Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai ser transferida para a vila de Manteigas, para um edifício que fica no Parque do Rio, junto ao Centro de Energia de Montanha.


Em Fevereiro de 2022, a proposta da autarquia de Manteigas, presidida por Flavio Massano, contava já com aval da maioria dos municípios. A decisão sobre esta alteração foi tomada na tarde do dia 19 de março, pela Assembleia Geral.


Para Flávio Massano, presidente da Câmara de Manteigas, faz todo o sentido que a sede do Geopark seja na vila serrana devido à centralidade geográfica. A nova sede vai ser num


O presidente da Câmara de Manteigas sublinha que, apesar da sede do Geopark ficar na vila serrana, todos os municípios que fazem parte desta Associação podem tirar dividendos, uma vez que os geo sítios estão espalhados por todos os concelhos.


A Associação Geopark Estrela é composta por nove municípios dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Coimbra (Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia), pelo IPG e pela Universidade da Beira Interior.


No dia 10 de julho de 2020, a Organização para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) distinguiu o território da Serra da Estrela como Geopark Mundial, tornando-a no quinto Geopark português e num dos 169 territórios classificados em todo o mundo.