Município de Fornos de Algodres criou aplicação para avaliação de refeições escolares



A Câmara Municipal de Fornos de Algodres em parceria com o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, a Associação de País e o Projeto Eco-Escolas, com o suporte técnico da Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento (ADSI), desenvolveu uma ferramenta informática de avaliação das refeições escolares para a cantina da Escola Secundária e Básica de Fornos de Algodres.


Este projeto tem como objetivo a avaliação e monitorização das preferências alimentares em tempo real podendo, desta maneira, efetuar-se melhorias nas refeições fornecidas tendo em conta a qualidade alimentar.


A ferramenta, que estará disponível a partir do dia 10 de janeiro de 2022, foi desenvolvida para uma utilização simples, fácil e muito intuitiva, destinada a ser utilizada por quem almoça na cantina da Escola Secundária e Básica de Fornos de Algodres, nomeadamente funcionários, professores e alunos.


A avaliação é feita em apenas dois passos: 1) Inserir o número de aluno, funcionário ou professor (conforme a situação) e carregar na tecla “AVALIAR” e, 2) selecionar a avaliação da refeição, através de caras: Verde – Gostei Muito; Amarelo – Gostei e Vermelho – Não Gostei e e carregar na tecla “SUBMETER”.


Recorde-se que a Câmara Municipal de Fornos de Algodres aceitou a transferência de competência para o órgão Municipal no domínio da Educação, através da aprovação por maioria no dia 30/08/2019 na Reunião de Câmara e no dia 27/09/2019 na Assembleia Municipal.


Esta ação contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável n.º 12 {Garantir padrões de consumo e de Produção Sustentáveis} e n.º 17 {Parcerias para a implementação dos objetivos}.