Município de Gouveia celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com visitas guiadas

O Município de Gouveia associa-se mais uma vez às comemorações desta data, que se realiza anualmente no dia 18 de abril, através da organização de visitas guiadas, de participação gratuita, enquadradas na temática “Sociedade e Trabalho –Paisagens de uma vila industrial serrana na primeira metade do século XX”.


Através desta iniciativa é possível conhecer a arqueologia industrial na construção urbana da cidade de Gouveia, descobrir as novas incorporações do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, bem como apreciar as viaturas automóveis da primeira metade do Séc.XX expostas no Museu da Miniatura Automóvel.


A atividade tem início às 9h00, no Posto de Turismo, em Gouveia, e todos os interessados devem fazer a inscrição até ao dia 15 de abril, no Posto de Turismo de Gouveia, através dos seguintes contactos: 962033099, 238083930 ou turismo@cm-gouveia.pt


Desta forma, o Município convida a comunidade a celebrar este dia e a conhecer o património industrial que tanto diz a várias gerações de gouveenses, que com a sua força e suor projetaram o gigante industrial que foi esta cidade, moldando os traços da identidade cultural que os definem, hoje, como comunidade.

Vai-se partir à descoberta in loco, das particularidades urbanas associadas ao património industrial local, porém não descurando a sua integração paisagística rural, que ao fim ao cabo, ainda hoje domina a paisagem do concelho de Gouveia. Do mesmo modo, a proposta estende-se ao conhecimento das novas incorporações do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, artista plástico e que, como poucos, eternizou estas paisagens nas suas telas, mas também os rostos desta época.


A comemoração deste dia termina com uma visita ao Museu da Miniatura Automóvel, direccionada para os meios de transporte que caracterizavam a primeira metade do século XX, tanto em Gouveia como na Europa.

20 visualizações