Município de Gouveia com quatro candidaturas nomeadas para as 7 Maravilhas da Cultura Popular

O Cancioneiro da Tia Batista, as Festas do Senhor do Calvário, a romaria de Nossa Senhora da Assedace e a lenda de Nossa Senhora do Monte foram estas quatro candidaturas apresentadas pelo Município de Gouveia ao concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular e que foram aprovadas pelo conselho científico do certame. As mesmas visam destacar e homenagear o património cultural material e imaterial de Portugal.

A autarquia candidatou-se a quatro das sete categorias do concurso a decorrer este ano com o “Cancioneiro da Tia Batista”, na categoria músicas e danças, “Festas do Senhor do Calvário” na categoria e festas e feiras, Nossa Senhora da Assedace enquadrada nas procissões e romarias e, por fim, “Nossa Senhora do Monte” na categoria de lendas e Mitos, tendo os quatro elementos recebido o selo de aprovação.

A organização das 7 Maravilhas de Portugal registou 504 candidaturas ao seu concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular, que contou com a participação de todos os distritos e regiões autónomas de Portugal. Estas candidaturas foram validadas pelo Conselho Científico, que acabou por atribuir os respetivos Selos de Nomeados a 471.

Com a participação nas 7 Maravilhas da Cultura Popular e a candidatura de quatro patrimónios, a autarquia pretende promover e valorizar as tradições culturais e populares do concelho, que ostenta um vasto e diversificado património.

Depois da fase de candidaturas e da seleção de 21 patrimónios candidatos por Distrito ou Região Autónoma, segue-se a terceira fase do concurso, que se realizará no dia 7 de junho, em direto na RTP1, onde o painel de especialistas irá eleger 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais e serão votados pelo público. Nesta data serão igualmente divulgadas as próximas etapas do concurso.

49 visualizações

© 2020 Beira Alta TV | All Rights Reserved