Município de Gouveia vai entregar 60 mil euros às coletividades culturais do concelho

O Município de Gouveia vai entregar 60.000 euros às associações culturais do concelho. A proposta de subsídios às coletividades culturais foi aprovada na Reunião de Câmara de 22 de junho e prevê o aumento global dos subsídios em 33%.


O executivo liderado por Luís Tadeu reforçou a verba de subsídios às coletividades culturais considerando as dificuldades que as associações estão a atravessar no presente ano em virtude da pandemia do COVID-19. A ausência de festividades, romarias e eventos obrigou ao cancelamento das atividades programadas para o ano de 2020 o que deixou as associações culturais, na sua grande maioria sem atividades.


Neste enquadramento e considerando o interesse público a autarquia de Gouveia reforçou o apoio global às coletividades culturais em mais 33% que no ano transato. O reforço da verba atribuída as coletividades culturais segue a decisão política de reforço de verbas ao setor desportivo e às associações humanitárias de bombeiros voluntários.


Com esta medida é assegurada a manutenção e reforço dos apoios às coletividades, de forma a garantir que estas entidades mantenham a sua capacidade de funcionamento e continuidade.


As associações culturais e recreativas contribuem de forma decisiva para manter e divulgar o património cultural e as tradições locais, preservando e divulgando a identidade do concelho de Gouveia, bem como estimulam a educação para a cultura. O Município mantém o compromisso anual de incentivar, apoiar e valorizar o papel ativo e o trabalho destas instituições, dentro das suas competências.

113 visualizações

© 2020 Beira Alta TV | All Rights Reserved