Off Road Caminho de Salomão:Por caminhos Reais imaginados por Saramago


De 15 a 19 de junho, o Escape Livre, em parceria com a Suzuki, os Territórios do Côa e a Fundação Saramago, levou uma centena de pessoas a percorrer os trilhos fora de estrada do elefante Salomão, contados por José Saramago no livro “A viagem do Elefante”.


A primeira vez é sempre marcante. E a primeira edição do Off Road Caminho de Salomão foi isso mesmo. Durante 5 dias, uma caravana de 40 viaturas todo terreno, encabeçadas pelos modelos Suzuki como viatura oficial, partiu da Torre de Belém, em Lisboa, rumo a Castelo Rodrigo, percorrendo os caminhos descritos pelo nobel da Literatura na sua obra “A Viagem do Elefante”.


A história é simples de contar. Existiu, no século XVI, um elefante que caminhou de Lisboa a Viena, para ser oferecido pelo Rei de Portugal, D. João III, ao seu primo, Maximiliano II, Arquiduque da Áustria. A estória conta-se no livro “A Viagem do Elefante” de José Saramago e, antes de sair de Portugal rumo a Valladolid, Salomão partiu de Lisboa, terá viajado pelos antigos caminhos e Estradas Reais que ligavam a capital do reino a Constância, Castelo Novo, Belmonte e Castelo Rodrigo.


O primeiro dia desta aventura ficou reservado para a chegada das equipas ao Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa. Durante a tarde de quarta-feira, as equipas que chegaram mais cedo, ainda tiveram a oportunidade de visitar a Fundação Saramago, antes do jantar de boas-vindas, na companhia de Ana Guerreiro, responsável de vendas e marketing da Suzuki Motor Ibérica, Portugal, que aproveitou para desejar boa viagem a todos os participantes: “Este será um passeio marcante, liderado por uma equipa especialista em todo terreno e no qual, a Suzuki, marca de referência também no todo terreno tem o orgulho de ser a marca oficial, com alguns dos seus modelos mais icónicos, como são o Vitara, o Jimny e o S-Cross a encabeçar a caravana”.


A acompanhar esta viagem, esteve também o historiador Joel Cleto. Depois de ter estado em Salzburgo, onde foi visitar o lugar onde José Saramago ficou a conhecer a história que deu origem ao romance, aproveitou o momento para fazer um enquadramento histórico a todos os participantes antes do início da viagem.


A confiança de todos à partida para esta longa viagem, em grande parte por trilhos fora de estrada, ficou reforçada com a presença da assistência aos pneus ao longo de todo o percurso, cortesia da Bridgestone e das oficinas First Stop, parceiros oficiais desta aventura, em conjunto com a Valorpneu, os relógios CAUNY e a RFM.