Percurso Pedestre da Rota da Garganta de Loriga distinguida nos Prémios “Best Responsible Trails”



O Percurso Pedestre da Rota da Garganta de Loriga (PR 5 SEI), que integra a Rede de Caminhos das Aldeias de Montanha e a Rede Municipal de Percursos Pedestres do Concelho de Seia, foi distinguido na categoria “comunidade” dos Prémios “Best Responsible Trails”.


A distinção reconhece esta rota como o percurso mais procurado e com maior atividade registada pela comunidade durante o ano de 2021, de acordo com os dados de consultas da página, do mapa e das fotos, as avaliações dos utilizadores e a publicação de contributos como comentários, ocorrências, ou fotografias.


Os Prémios “Best Responsible Trails” foram atribuídos no dia 7 de junho, em Tomar, no âmbito do evento Vê Portugal, promovido pelo Turismo Centro Portugal.


A rota da Garganta de Loriga faz a ligação entre o planalto superior da serra da Estrela e a vila de Loriga. O percurso compreende uma paisagem marcada, em quase toda a sua extensão, por vestígios glaciários característicos do último período frio que se abateu sobre esta área.


No trajeto, salienta-se uma sucessão de quatro depressões designadas por covões Boieiro, do Meio, da Nave e da Areia, que albergam um conjunto de espécies de fauna e flora raras e exclusivas dos ambientes de montanha.


A rota da Garganta de Loriga passa por locais ainda hoje usados pelos pastores na lida dos seus rebanhos. A caminhada é exigente, mas a paisagem compensa o esforço com momentos de total absorção com a natureza.