Pinhel assinala os 252 anos da sua elevação à categoria de Cidade, esta quinta feira, 25 de agosto



Na próxima quinta-feira, dia 25 de agosto, Pinhel assinala os 252 anos da sua elevação à categoria de Cidade, por Alvará de D. José I, atribuído precisamente a 25 de agosto de 1770. Para esta ocasião festiva, o Município de Pinhel agendou um vasto programa de atividades culturais e desportivas que irá culminar com o programa de atos públicos reservados para o Dia da Cidade.


Assim, as comemorações do feriado municipal, Dia da Cidade, têm início às 10.00h do dia 25 de agosto, em frente aos Paços do Concelho, com o Hastear das Bandeiras e a Sessão Solene em que usará da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.


Segue-se, às 10.30h, a inauguração da Avenida António Escudeiro Valente (topónimo atribuído em homenagem a António Escudeiro Valente, antigo Vereador da Câmara Municipal de Pinhel (nos mandatos de 1977-1979, 1983-1985 e 1995-1997), falecido em 2021. A nova avenida resulta de obras realizadas recentemente no sentido de melhorar a zona envolvente ao Estádio Municipal, bem como o acesso ao Centro de Bem-Estar Animal.


Uma hora mais tarde, às 11.30h, será inaugurado um Monumento de Homenagem às Vítimas da Covid-19, no espaço exterior da Piscina Municipal Coberta. Trata-se de um projeto da autoria do arquiteto António Saraiva que pretende ser uma “Homenagem do Município de Pinhel às vítimas da Covid-19 e às suas famílias” assim como um “reconhecimento aos profissionais de 1a linha ao combate da pandemia”.


Para o período da tarde ficam reservadas as inaugurações de dois equipamentos de particular importância para Pinhel, atos para os quais está confirmada a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.


Às 16.00h, será inaugurado o novo edifício da Biblioteca Municipal Luís Augusto das Neves, situado junto à porta de Santiago, em frente ao edifício que acolhe o IEFP e a Segurança Social. Recorde-se que o Município de Pinhel adquiriu recentemente este edifício, conhecido como a Casa dos Bandarra, já com a intenção de o recuperar e aí instalar os serviços da Biblioteca Municipal.


Logo depois, às 17.00h, será inaugurado o novo Parque de Caravanismo construído em terreno municipal contíguo à Piscina Municipal coberta. Ocupando uma área com cerca de 10 mil metros quadrados, o Parque contempla 20 lugares para caravanas ou autocaravanas, dispondo de um edifício de apoio que resultou da reabilitação de um antigo lagar existente no terreno. A pensar no bem-estar e conforto dos caravanistas, o equipamento manteve os espaços verdes pré existentes.


A inauguração do Parque de Caravanismo culminará com a realização de um “sunset”, tradição deste Dia da Cidade, este ano neste amplo e aprazível espaço.


O programa do feriado municipal que assinala os 252 anos da elevação de Pinhel a Cidade chega ao fim com música, no Largo dos Combatentes, com um concerto da fadista Sara Correia.