Prémios Europa Criativa atribui à Guarda e à OAFP um milhão de euros




O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa anunciou na segunda-feira, dia 2 de abril de 2022, com o Maestro Osvaldo Ferreira da Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa (OAFP), em Conferência de Imprensa, o Prémio Europa Criativa na vertente Cultura, galardão resultante de uma candidatura em parceria a fundos Europeus e que atribui à Guarda e à OAFP perto de 1 milhão de euros para aplicar até 2027, valor financiado na totalidade.


Para o programa da iniciativa vão ser encomendadas obras a compositores europeus, mas o “cartaz” designado de “Sounds of Change” não contará apenas com música, terá também intervenção de outras áreas artísticas como a Literatura, o Teatro de rua, o Novo circo e a Ópera e um dos temas ou iniciativas terá como mote a Ucrânia, ou compositores ucranianos.


As atividades irão depois circular por outras quatro cidades europeias, a saber: Sevilha (Espanha); Novi Sad (Sérvia); Koblenz (Alemanha); e Liubliana (Eslovénia). «Sem megalomanias é possível ter boas iniciativas na Guarda e a partir da Guarda», referiu o presidente da Câmara a propósito deste prémio.


Na Conferência de Imprensa foi ainda apresentado o Concerto do Dia da Europa pela OFP a acontecer na Catedral da Guarda no dia 9 de maio e os Resultados da Orquestra Académica que este ano atingiu o número máximo de músicos, 111. Todos eles irão passar pela Guarda em julho e setembro, divididos em duas residências artísticas, a acontecer na cidade mais alta.