Praia Fluvial de Aldeia Viçosa e mais 3 praias fluviais do distrito da Guarda recebem Bandeira Azul

O distrito da Guarda contará este ano com 4 praias fluviais de Bandeira Azul, mais uma do que no ano passado. A praia fluvial de Aldeia Viçosa, no concelho de Guarda, recuperou este ano a Bandeira Azul, já as praias de Valhelhas (concelho da Guarda), Lapa dos Dinheiros e Loriga (concelho de Seia), mantêm o galardão.

Praia Fluvial de Aldeia Viçosa
Praia Fluvial de Aldeia Viçosa

A lista das praias galardoadas foi hoje dada a conhecer pela coordenação nacional do Programa Bandeira Azul. Portugal tem 372 praias fluviais e costeiras galardoadas com Bandeira Azul este ano, mais 12 do que em 2020, distribuídas por 98 municípios, cinco dos quais entram pela primeira vez na lista.


A lista contempla 330 praias costeiras, mais oito do que em 2020, e 42 fluviais, mais quatro do que no ano passado. As praias costeiras estão distribuídas pelo Norte (72), Centro (29), Tejo (50), Alentejo (31), Algarve (87), Açores (45) e Madeira (16).


No total, a região Norte conta com 79 praias (72 praias costeiras e sete fluviais, mais duas e mais uma do que em 2020, respetivamente), o Centro conta com 46 (29 costeiras e 17 fluviais), o Tejo com 62 (50 costeiras e 12 fluviais, mais três e mais duas, respetivamente), o Alentejo com 37 (31 costeiras e seis fluviais, mais uma fluvial), o Algarve com 87 (costeiras), os Açores com 45 (mais três costeiras) e a Madeira com 16 costeiras.


De acordo com a coordenação nacional do Programa Bandeira Azul, Fafe (Braga), Oleiros (Castelo Branco), Óbidos (Leiria), Avis (Portalegre) e Beja entram pela primeira vez na lista, enquanto a Calheta (Madeira) e Aldeia Viçosa (concelho da Guarda) reentram.


A Bandeira Azul abrange ainda 16 portos de recreio e marinas (menos duas do que em 2020), nove no continente e sete nas regiões autónomas, e 11 embarcações ecoturísticas (mais duas do que no ano passado), cinco em Portugal continental e seis na Madeira.


Exigindo um registo de qualidade da água “excelente” para os municípios apresentarem as suas candidaturas, o Programa Bandeira Azul divulga a lista das 372 praias no ‘site’ www.bandeiraazul.abae.pt/galardoados/galardoados-2021/.


As cerimónias oficiais do hastear da Bandeira Azul em praia costeira iniciar-se-ão em 1 de Junho, na praia de Moledo, no concelho de Caminha (Viana do Castelo). Já o primeiro hastear da Bandeira Azul em praia fluvial realizar-se-á em 15 de Junho, na Albufeira de Santa Clara, em Odemira (Beja), e o hastear em marina acontecerá em 5 de Junho, na Marina de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria (Açores).


À margem da apresentação, o presidente da Associação Bandeira Azul Europa (EBAE), José Archer, apontou para uma época balnear “excelente”, depois de somar mais 12 praias galardoadas em relação a 2020. «O número cresceu, portanto, temos mais 12 praias galardoadas do que no ano passado. Nós atingimos o número de 372 zonas baleares galardoadas, que é um número muito expressivo», afirmou.


A lista foi hoje divulgada, indicando que Portugal tem 372 praias galardoadas (costeiras e fluviais), mais 12 do que em 2020, distribuídas por 98 municípios, cinco dos quais entram pela primeira vez na lista.

368 visualizações