Rainha das Vindimas 2022 é eleita em Pinhel no dia 17 de setembro



No terceiro e último ano em que defende o título de “Cidade do Vinho”, Pinhel acolhe pelo segundo ano consecutivo a fase final do concurso “Rainha das Vindimas de Portugal”, uma iniciativa promovida em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação das Rotas de Vinho de Portugal (ARVP).


Concluídos os processos de eleição / seleção das candidatas dos municípios que aderiram ao projeto, a eleição da “Rainha das Vindimas de Portugal 2022” está agendada para o próximo sábado, dia 17 de setembro, a partir das 21.30h, numa Gala que terá lugar na Praça Sacadura Cabral (junto ao Pelourinho), em Pinhel.


Nesta edição, candidatam-se ao título de Rainha das Vindimas de Portugal 17 jovens que representam outros tantos municípios associados da AMPV, entre os quais o Município de Pinhel.


De referir que este concurso realiza-se anualmente desde 2009, numa estreita colaboração entre a Associação de Municípios Portugueses do Vinho e os municípios detentores do título de “Cidade do Vinho”, título que cabe a Pinhel desde 2020 e cujas ações irão prolongar-se até ao final de 2022.


Este concurso tem como objetivo a preservação das tradições e da cultura rural mais genuína do povo português e a sua promoção e divulgação junto das gerações mais novas. Assim, as jovens candidatas ao título representam municípios associados da AMPV e são eleitas em concursos organizados pelos próprios municípios, antes da sua apresentação na gala nacional.


17 candidatas em representação de 17 municípios

Para a edição de 2022 está confirmada a presença e participação de candidatas em representação dos municípios de Arcos de Valdevez, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cartaxo, Lagoa, Lamego, Palmela, Peso da Régua, Pinhel, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Rio Maior, Santarém, Tábua, Torres Vedras e Viana do Castelo.


Afastando-se do modelo dos tradicionais concursos de beleza ou de eleição de “misses”, a AMPV pretende que este concurso assuma um estatuto próprio e diferenciado, através de um conjunto de provas cujo objetivo é sensibilizar, sobretudo a juventude, para o mundo rural.


Assim, a apresentação e promoção de “sabores regionais”, uma entrevista com o júri e um “convite enoturístico” para visita ao território que representam, para além do desfile em traje regional e em vestido de Gala, são as provas pontuadas pelo júri.


Além da “Rainha das Vindimas”, serão eleitas duas Damas de Honor, havendo também a atribuição dos Prémios “Fotogenia” e “Simpatia”. Este ano, e como novidade, a organização decidiu promover, pela primeira vez, o prémio “A Mais Popular Online”, estando as votações a decorrer até às 24.00h do dia 16 de setembro, em https://rainhadasvindimas.ampv.pt/votacoes/... Para ajudar à votação, está disponível um pequeno vídeo de apresentação de todas as candidatas a concurso.


Em representação do Município de Pinhel está a concurso a jovem Lúcia Lima, 21 anos, natural de Freixedas, a frequentar o curso de Enfermagem na Universidade Católica Portuguesa.