Santos da Guarda fazem... a festa! de 11 a 26 de junho na cidade da Guarda



Os Santos Populares voltam às ruas da Guarda com a habitual animação, os aromas e o colorido próprios deste início de Verão. Neste regresso após dois anos de interregno – devido à Pandemia por COVID-19 - o Municipio da Guarda desafiou os bairros da cidade para participarem na Festa dos “Santos da Guarda”, entre 11 e 26 de junho.


A iniciativa decorre em duas fases, primeiro: bairro a bairro, com os bailaricos, as tasquinhas, a fogueira e a boneca dos Santos Populares e outros festejos locais, na rua e depois com a Festa de Encerramento na Praça do Município, nos dias 24, 25 e 26 de junho.


Nos bairros, em 2022, participam: Alfarazes (11 de junho); Bonfim (22 de junho); Guarda-Gare (18 de junho); Lameirinhas (16 de junho); Luz (15 de junho); Póvoa do Mileu (19 de junho); Pinheiro (20 de junho); S. Vicente (21 de junho); Sequeira (13 de junho); Galegos (17 de junho), N. Sr.a de Fátima (12 de junho) e Torrão (14 de junho). São 12 e irão participar também através das respetivas associações na Festa de Encerramento – já na Praça do Município - garantindo os Comes e Bebes.


Uma das novidades desta edição será o Concurso do Melhor Caldo-de-Grão. O Município decidiu avançar desafiando os bairros a apresentarem a sua versão de uma das iguarias - tradicional do nosso concelho nesta época festiva - e que faz as delícias dos guardenses há séculos. O público vai poder provar todos os caldos-de-grão candidatos, tanto nos respetivos bairros, como na Festa de Encerramento. O vencedor será anunciado a 26 de junho.


Na Festa de Encerramento: três dias de grande animação, com destaque, no dia 25 às 21h30, para as Marchas Populares que nesta edição contam exclusivamente com marchas convidadas. Vêm marchar na “mais alta” os bairros lisboetas da Bica, Bairro Alto, Ajuda e Olivais.


A Animação Musical também não vai faltar com bombos, cavaquinhos, concertinas, grupos de cantares e fanfarras durante o dia e com os tradicionais bailaricos ao final das três noites. Destaque ainda para o concerto do artista popular Emanuel, na Praça do Município, no sábado, dia 25, às 23h00.


Na Praça do Município estarão também na Feira de Artesanato entre outros: o Cobertor da Papa de Maçainhas e a cestaria em vime de Gonçalo e no Espaço Gastronómico, para além da sardinha, pimentos e carnes assadas e do Caldo-de-grão da Guarda, e também pão e queijo de Videmonte, enchidos da Guarda, doces, licores e as tradicionais enguias.


De referir ainda que a realização da tradicional Feira Anual de S. João terá nova localização este ano. Está prevista a realização do certame, a 24 de junho, na Zona dos Estacionamentos do Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda-Gare. Devido à relocalização da feira anual, o Município garante, nesse dia, o reforço dos transportes públicos na linha número 1 – que serve a zona da Estação - através de desdobramento de veículos, caso seja necessário.