Sortelha viaja pela era medieval, este fim de semana, com as "Muralhas com História"



Após interregno de dois anos, o evento "Muralhas com História" está de regresso à Aldeia Histórica de Sortelha, no concelho do Sabugal, de 16 a 18 de setembro. Naquela que é a X Edição, o ‘Muralhas com História’ pretende evocar o período histórico que coincide com a fundação medieval de Sortelha, com principal foco no Reinado de D. Sancho II que, em 1228, lhe outorga foral (fundação da vila e construção da muralha).


A viagem ao quotidiano medieval será complementada com recriação histórica, mercado medieval, acampamento militar, ofícios e vivências, cetraria e animais da quinta, ritmos medievais, artes circenses, torneios de armas a pé e a cavalo, jogos medievais, animação contínua ‘pera cá e pera lá’ e animação infantil.


O evento ‘Muralhas com História’ decorre no seguinte horário: sexta-feira, dia 16 – das 18h00 às 00h00; sábado, dia 17 – das 12h00 às 00h00, com destaque para o concerto medieval junto ao castelo, às 21h30, e domingo, dia 18 – das 12h00 às 21h30.


‘Muralhas com História’ é um evento temático, promovido pela Câmara Municipal do Sabugal, preenchido pelo burburinho dos mercadores e dos artesãos, pelos cavaleiros que mostram a sua audácia em combates, pelo espírito de euforia que invade todo o burgo com as personagens que vagueiam e com os sons de coreografias e fantasias caraterísticos de uma época que foi de outras conquistas, de outras mentalidades, de outras culturas, entrando no encanto próprio da época medieval.


Esta recriação histórica é um projeto cuja oferta cultural é uma estratégia de valorização, revitalização e promoção do património e do próprio território, com a intenção de possibilitar a todos o acesso a eventos deste tipo de expressão. O cenário dentro das ‘Muralhas com História’ permite aproveitar o património, dando-lhe vida e criando um ambiente ímpar e de forte expressividade.


À chegada a Sortelha é assegurado o transporte (de 15 em 15 minutos, aproximadamente) entre os parques de estacionamento (Corredoura (P1) e Campo da Bola (P2)) e a entrada no Centro Histórico.


Uma organização do Município do Sabugal, em parceria com as Aldeias Históricas de Portugal, Junta de Freguesia de Sortelha e Associações Locais.