Trancoso comemora Feriado Municipal e recria a Batalha de 29 de Maio de 1385



A Câmara Municipal de Trancoso vai comemorar nos próximos dias, 27, 28 e 29 de maio, o seu Feriado Municipal e o 637º aniversário da Batalha de São Marcos ocorrida no planalto do mesmo nome nas imediações da cidade a 29 de maio de 1385, com concertos, a habitual caminhada solidária, homenagens e a recriação da Batalha de Trancoso.


Com um programa vasto, a comemoração do Feriado Municipal de Trancoso, inicia-se no dia, 27 de maio, às 11 horas, com a inauguração da exposição sobre a Batalha de Trancoso e às 21h30 um concerto com Gerardo Rodrigues - Estado de Alma. As comemorações prosseguem no dia 28 de maio com um espetáculo de teatro "Ao Mar".


Já no domingo, dia 29 de Maio, as celebrações inicia-se com o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, seguida de uma homenagem pública aos funcionários aposentados da Câmara Municipal de Trancoso. Entre outras atividades, haverá uma visita ao Espaço do Exército na Praça D. Dinis,


As comemorações continuam com o cortejo cívico ao Planalto de São Marcos e caminhada solidária da Liga Portuguesa Contra o Cancro às 15 horas seguida da homenagem aos combatentes da Batalha de Trancoso travada entre portugueses e castelhanos em 1385 onde haverá uma sessão evocativa e uma recriação histórica, com a presença do Exército Português.


No mesmo local haverá recriação histórica da Batalha de Trancoso e, como é tradição, será distribuído pão e laranjas às crianças presentes, simbolizando o gesto nobre dos portugueses face ao estado frágil em que ficaram os castelhanos após o confronto. O dia termina com o arraial popular.