Trancoso comemora o Feriado Municipal e recria a Batalha de São Marcos

A Câmara Municipal de Trancoso vai comemorar nos próximos dias 28 e 29 de maio, o seu Feriado Municipal e o 634º aniversário da Batalha de São Marcos ocorrida no planalto do mesmo nome nas imediações da cidade a 29 de maio de 1385.


Com um programa vasto, a comemoração do Feriado Municipal de Trancoso, inicia-se no dia 28 de maio com uma caminhada dos alunos do Agrupamento de Escolas de Trancoso ao Campo Militar de São Marcos, a recriação histórica da batalha que ocorreu em 1385 e um concerto "Recital de Canto e Guitarra".


As comemorações continuam no dia 29 de Maio, com o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, seguida de uma homenagem pública aos funcionários aposentados da Câmara Municipal de Trancoso. Entre outras atividades, destaque para a inauguração do monumento alusivo às Portas D'el Rei na Rotunda do Chafariz do Vento, visita aos trabalhos arqueológicos realizados na área envolvente da Igreja de Santa Marinha em Moreira de Rei.


As comemorações continuam com o cortejo cívico ao Planalto de São Marcos e caminhada solidária da Liga Portuguesa Contra o Cancro às 15 horas seguida da homenagem aos combatentes da Batalha de Trancoso travada entre portugueses e castelhanos em 1385 onde haverá uma sessão evocativa e uma recriação histórica, com a presença do Exército Português. No mesmo local haverá recriação histórica da Batalha de Trancoso e, como é tradição, será distribuído pão e laranjas às crianças presentes, simbolizando o gesto nobre dos portugueses face ao estado frágil em que ficaram os castelhanos após o confronto. O dia termina com o arraial popular.


0 visualização

© 2020 Beira Alta TV | All Rights Reserved