Trancoso recebe "aBEIRAr" com caminhada "Rota dos Abrigos" em Vila Franca das Naves a 24 de outubro

O concelho de Trancoso vai receber no próximo dia 24 de outubro, a iniciativa "aBEIRAr", com uma caminhada denominada de "Rota dos Abrigos", que inicia em Vila Franca das Naves com direção aos Vilares, onde serão feitas paragens para leitura e música. Este é um passeio interpretativo dedicado à rocha.


Esta caminhada de 7,5 km que se inicia às 9 horas na Rua Nossa Senhora da Boa Esperança, em Vila Franca das Naves, é um percurso sensorial, que irá passar por Vila Franca das Naves Antiga, Alto do Feital, Jardim das Pedras, Broca, Vilares e por rotas pedestres em torno dos abrigos de pastores, que foram sendo construídos ao longo dos últimos séculos. Identificação e descoberta dos abrigos existentes, sua relação com a paisagem através do reconhecimento de caminhos pedestres, povoações e suas comunidades, assim como da geografia própria do local, geologia, clima e outros aspectos.


Do programa faz parte o almoço às 13 horas, às 14h30 uma Performance Musical com a Escola de Música de Trancoso, às15 horas - Notas sobre as "Bacantes" de Eurípedes por Rui Gonçalves e às 17 horas será encerrada a actividade com transporte para Vila Franca das Naves.


Abeirar é um convite à curiosidade, à exploração e à descoberta dos recursos do território das Beiras e Serra da Estrela. É um trilhar pelo território, no cruzamento entre a literatura e a ciência. É um apelo à participação conjunta de cidadãos/ãs, artistas e cientistas, pela construção de conhecimento e pela preservação e valorização do território.


Esta atividade é uma parceria que envolve a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Beiras e Serra da Estrela da CIMBSE , Plataforma de Ciência Aberta, Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a UBI.


Foram envolvidos na organização como parceiros locais a Associação dos Vilares, Luzlinar, o Quebra Solas, a Academia de Música e o escritor Santos Costa.