Trancoso recebe o 10º Encontro Europeu da Castanha entre 12 e 14 de setembro

Atualizado: 16 de Out de 2019

Este ano, o X Encontro Europeu da Castanha vai realizar-se em Portugal na região DOP Soutos da Lapa. Entre os dias 12 e 14 de setembro Trancoso e Penedono vão receber o X Encontro Europeu da Castanha. A organização do evento está a cargo da RefCast – Associação Portuguesa da Castanha, AREFLH – Assembleia das Regiões Hortícolas Europeias, os Municípios de Trancoso e Penedono, bem como a Cooperativa Agrícola de Penela da Beira.

(DR) Beira Alta TV

O primeiro encontro europeu da castanha realizou-se há dez anos em Orense (Espanha), tendo deambulado durante a última década por França, Itália e Península Ibérica. Este ano, o evento volta a Portugal, depois de já se ter realizado em Bragança, em 2010, e em Vila Pouca de Aguiar e Valpaços, em 2015.


A Associação Portuguesa da Castanha (RefCast), entidade responsável pela organização, escolheu desta vez as regiões de Trancoso e Penedono, “dois dos maiores produtores de castanha da DOP Soutos da Lapa”, para receber a fileira europeia da castanha.


O Encontro mantém a tradição de apresentar um programa bastante preenchido, com forte componente técnica, mas este ano com ênfase para as questões das podridões e pragas da castanha, na sequência também dos impactos da presença da vespa das galhas do castanheiro nos soutos europeus.


Entre muitos outros momentos, o programa contempla um workshop de atualização na investigação Eurochesnut; a análise à produção da castanha na região “Soutos da Lapa”, a apresentação do Livro Branco da Castanha, assim como das principais conclusões da Missão ao Japão “Eurocastanea” 2019. Engloba ainda várias visitas técnicas e a exposição de inovações técnicas de produção de castanha.


Mais informações aqui.


0 visualização

© 2020 Beira Alta TV | All Rights Reserved