Trancoso revive Feira Anual de Santa Luzia no dia 13 de dezembro

Tradição que se perde no tempo, realiza-se no dia 13 de dezembro de cada ano, a popular "Feira Anual de Santa Luzia”, também conhecida como Feira dos Capotes ou das Samarras, um certame enraizado e marcante das origens das gentes desta localidade pertencente ao distrito da Guarda, com particular incidência na transação de gado, ultrapassa claramente as fronteiras do concelho, encontrando-se enraizada na cultura popular desde há vários séculos até ao presente.

(DR) Beira Alta TV

Noutros tempos, eram às centenas de animais e de pessoas que faziam as suas transações de gado. Era uma feira tão concorrida que os judeus de Trancoso diziam que o aluguer das suas casas, durante o tempo da feira, lhes rendia tanto como durante todo o ano. Foi a maior feira de gado do país.


A organização do evento, composta, uma vez mais, pela Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Trancoso e Souto Maior, e Bandarra - Cooperativa Agrícola do Concelho de Trancoso, Crl, espera que a presente edição, fazendo jus à tradição, seja muito bem-sucedida, sob o ponto de vista económico e comercial, trazendo muita gente a Trancoso.



39 visualizações

© 2020 Beira Alta TV | All Rights Reserved