Trancoso vai inaugurar nova zona industrial com 15 lotes, no dia 28 de fevereiro | Beira Alta TV

A Câmara Municipal de Trancoso vai inaugurar, no dia 28 de fevereiro, pelas 15h30, uma nova zona industrial, que disponibiliza um total de 15 lotes de terreno e é considerada importante para alavancar o investimento local.

(DR) Sérgio Caetano

O processo iniciou-se há 4 anos com a compra dos terrenos e com uma candidatura a fundos europeus, entretanto aprovada. A ideia é atrair investimento e criar mais postos de trabalho. Terá uma área total de quase 5 hectares nos arredores da cidade e a Câmara já aprovou o regulamento. As candidaturas aos primeiros 10 lotes de terreno estão abertas até meados de Abril. O investimento total é de quase 850 mil euros e a autarquia obteve um financiamento europeu de 710 mil. Este novo complexo industrial pode acolher empresas de armazenamento, comércio, serviços e agroindústria.


Segundo o presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Amílcar Salvador, numa primeira fase a autarquia apenas disponibiliza 10 lotes de terreno, para verificar o comportamento do mercado. O novo espaço empresarial possui “boas condições”, bons acessos, está dotado com arruamentos largos e com boa sinalização, segurança e visibilidade. O município de Trancoso criou um regulamento para atribuição de espaços e lançou um aviso público de abertura para as candidaturas aos primeiros 10 lotes de terreno, que vai disponibilizar pelo valor de dois euros o metro quadrado.


Amílcar Salvador prevê que em 2021-2022 os 15 lotes “estejam completamente preenchidos” e com empresas instaladas e a funcionar. Referiu que tem havido “algum interesse” por parte de empresários do concelho (dos ramos da carpintaria, serralharia e logística) e também de outros locais.




A construção da nova zona industrial de Trancoso foi adjudicada em novembro de 2018, pelo valor de 844 mil euros, e a Câmara Municipal obteve um financiamento europeu de 710 mil euros, no âmbito do Portugal 2020.


A nova zona industrial da cidade de Trancoso, no distrito da Guarda, com uma área total de 4,5 hectares, foi edificada próximo do atual parque industrial, junto da estrada municipal que faz a ligação entre aquela cidade e a localidade de Fiães.


A inauguração está agendada para o dia 28, data em que arranca mais uma edição da Feira do Fumeiro, dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira.

167 visualizações

© 2020 Beira Alta TV | All Rights Reserved