Transumância dos Rebanhos de Vila Nova de Tazem no dia 21 de agosto



A Transumância dos Rebanhos de Vila Nova de Tazem, com a descida dos rebanhos e seus pastores, desde as imediações do Vale do Rossim até Vila Nova de Tazem, vai decorrer no próximo dia 21 de agosto, num momento que recria a identidade e autenticidade de uma prática ancestral dos rebanhos da Serra da Estrela.


A Transumância dos Rebanhos de Vila Nova de Tazem iniciou no princípio do mês de julho, com a subida dos pastores e seus rebanhos para o Vale do Rossim, em busca de pastos mais tenros e frescos, mais raros no sopé da montanha nos meses de verão.


Com o fim do verão e o aproximar das estações mais frias, irá realizar-se o mesmo trajeto – mas desta vez inverso – descendo-se a montanha de modo a evitar o clima agreste, típico do outono da Serra.


Assim, a 21 de agosto, os rebanhos de Vila Nova de Tazem descerão a Serra, voltando à freguesia e fugindo às condições climatéricas agrestes de altitude. O trajeto destes rebanhos, bem como a sua chegada, são envoltos num clima de festa e animação, assinalando a expressão mais pura da tradição, cultura e afirmação da identidade própria da cultura serrana.


Esta tradição, que decorre há tempos imemoriais, irá, neste ano, integrar a rede cultural “Terras da Transumância”, sendo uma das iniciativas indicadas pelo Município de Gouveia na candidatura ao Aviso N.º CENTRO-14-2020-12, que originou a criação desta rede, integrada pelos municípios de Castro Daire, Gouveia, Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21.


Do programa das atividades aberto a turistas, visitantes e todos os que queiram realizar esta experiência única, consta a concentração às 14h00, na Av. Dr. Joaquim Borges, em Vila Nova de Tazem. Às 14h15, o “transfer” entre Vila Nova de Tazem e o Vale do Rossim. E mais tarde, às 15h30, o encontro com os rebanhos, na zona do Vale do Rossim, para início da descida. A chegada a Vila Nova de Tazem ocorrerá previsivelmente às 22h30, onde se realizará a ceia com os pastores.


A atividade, de caráter gratuito, será limitada à participação máxima de 50 caminhantes e aconselha-se a todos os participantes a utilização de vestuário e calçado adequados, mas também de protetor solar e água para hidratação.

As inscrições poderão ser feitas, de forma presencial no Posto de Turismo de Gouveia, sito em Jardim da Ribeira; alternativamente através do contacto de email: turismo@cm-gouveia.pt; ou dos contatos de telefone 238 083 930; ou de telemóvel: 962 033 099.


Esta iniciativa é uma organização do Sr. Joaquim Marvão (o pastor que promove anualmente esta transumância), que este ano conta com a parceria do Município de Gouveia e da Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem.


A transumância é o deslocamento sazonal dos pastores e seus rebanhos de gado ovino e caprino, para locais que oferecem melhores condições durante uma parte do ano. Neste caso, a transumância estival ou ascendente é a subida para as pastagens montanhosas de rebanhos originários da planície.